Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Lição 07: As Naturezas Humana e Divina de JesusProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
As Naturezas Humana e
Divina de Jesus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar e concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Divindade
e humanidade de Jesus”.
- Agora,
vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Divindade e humanidade de Jesus
Objetivos:
Saber
qual o conhecimento prévio dos alunos
sobre a divindade e humanidade de Jesus.
Fixar
e revisar conteúdo sobre o tema.
02
cartolinas
02
pincéis atômicos
02
mesas para apoio
Observação:
Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para
apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
Procedimento:
Antes da aula
Escrevam
na parte superior da cartolina:
Na
cartolina 01: A divindade de Jesus
Na
cartolina 02: A humanidade de Jesus
Durante a aula:
-
No início da aula, dividam os alunos em grupo.
-
Entreguem para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico.
Cada
grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.
-
Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a responder a questão que
receberam, observando o tempo de 1 minuto.
-
Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou
folha. Esse procedimento deve acontecer até que os 02 grupos escrevam nas 02
cartolinas. Os participantes, quando
receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes
daquelas já escritas pelos colegas.
Observação:
Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupem, pois a
intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma
rápida em tempo reduzido.
-
Quando os grupos já tiverem respondido sobre a divindade e a humanidade de
Jesus, apresentem o que os alunos escreveram.
-
Reservem as cartolinas.
-
Depois do estudo da lição, mais ainda dentro do tempo da aula, peguem as
cartolinas do início da aula e peçam para que os alunos agora acrescentem
outras informações.
-
Em seguida, leiam as ideias dos alunos, observando se há necessidade de outras
informações ou correções.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário