Adolescentes: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 09: Isaque e Rebeca, um casal especial
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição, Isaque e Rebeca, um casal especial, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Coma o Chocolate!".
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coma o Chocolate!
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre uma família que obedeceu a Deus, com ênfase na vida do casal
Isaque e Rebeca.
Refletir
de forma prazerosa os resultados da obediência.
01
caixa com tampa
01
chocolate
Fita
adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
A
Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da
caixa, encobrindo o chocolate.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
Observação:
O nome da dinâmica não deve ser mencionada para o alunos, pois perderá toda a
surpresa e expectativa.
-
Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por
apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
-
Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando
ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou
música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou
ordem contida dentro da caixa.
-
Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem para o
aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?
-
Façam este procedimento pelo menos 3
vezes. Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa,
vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
-
O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate!”.
Observação:
O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por
exemplo, diabetes...
-
Falem: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um
delicioso chocolate. Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos. Na
lição de hoje, vamos estudar sobre uma família que obedeceu a Deus, com ênfase
na vida do casal Isaque e Rebeca.
Ideia
original desta dinâmica desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário