Pré-adolescentes: A Segunda Vinda de Cristo e o Mundo Vindouro
Lição 09: A Volta Gloriosa de Jesus
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: A Volta Gloriosa de Jesus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Ainda há tempo!”.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ainda há tempo!
Objetivos:
Promover
mudança de comportamento moral e espiritual, enquanto há tempo para a
preparação para o Arrebatamento e poder vir com Cristo na sua vinda em glória.
Refletir sobre atitudes que podem interferir negativamente na vida do cristão.
Material:01
mesa
01
lixeira
01
caixa dourada
02
pedaços de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
Procedimento:
–
Organizem os alunos em círculo e coloquem no centro uma mesa a caixa dourada e
uma lixeira.
–
Distribuam 02 pedaços de papel ofício para cada aluno.
–
Peçam para que os alunos escrevam:
Ações
negativas que interferem a vida do cristão.
Ações
positivas que já existem e que precisam ser reforçadas
Observação:
Não é necessária a identificação dos alunos neste papel. As ações positivas e
negativas devem ser escritas separadamente, uma em cada pedaço de papel.
–
Os alunos devem em seguida, colocar todos os papéis sobre a mesa e misturá-los.
–
Cada aluno deve ir até a mesa e pegar 02 papéis e ler para a turma. O que se
referir a coisas positivas deve ser colocado na caixa dourada e o que for
negativo deve ser colocado na lixeira.
–
Falem: Este cuidado de escolher o que é bom e excluir o que não é agradável,
para o salvo, deve ser um exercício diário, para quem espera a vinda de Jesus.
Escolhamos hoje a melhor parte!(Lc 10.42). Sendo assim, sendo arrebatados,
poderemos participar da vinda triunfal de Cristo em glória.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário