RSS

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário

Lição 09: A terceira viagem missionária

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A terceira viagem missionária, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para conduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Terceira Viagem de Paulo”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Terceira Viagem de Paulo

Objeitvo: Realizar pesquisa orientada sobre a terceira viagem do apósotolo Paulo, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem.

Material:

Celular ou notebook dos alunos

01 mapa da terceira viagem do apósotolo Paulo

02 quadros brancos ou 02 cartolinas

Procedimento:

Dias antes da aula:

Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre a terceira viagem do apósotolo Paulo, delimitando-se aos seguintes pontos:

Quem o propósito da viagem?

Quantos lugares foram visitados?

O apóstolo Paulo estava com companheiros?

Qual a diferença básica desta viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?

No dia da aula:

Procedimento:

- Organizem os alunos em um semicírculo.

- Coloquem no quadro o mapa da 3ª viagem no espaço aberto do semicículo para que todos vejam.

- Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram. Para isto, comecem a fazer as perguntas:

Quem o propósito da viagem?

Quantos lugares foram visitados?(usar o mapa)

O apóstolo Paulo estava com companheiros?

Qual a diferença básica desta viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?

- Neste momento, escutem atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que representem o que aos alunos falaram.

Isto deve acontecer para todas as perguntas e respostas.

- Para conluir, leiam:

“E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”(Atos 19:10).

- Falem: Temos no apóstolo Paulo um exemplo de um propagador do evangelho, pelo incansável trabalho para que muitos pudessem alcançar a salvação.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: