RSS

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário

Lição 10: O terceiro diário de viagem

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O terceiro diário de viagem, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica Êxitos e difculdades da 3ª viagem missionária”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Êxitos e difculdades da 3ª viagem missionária

Objetivo: Introduzir o estudo sobre os êxitos, os frutos colhidos e a perseguição que Paulo passou durante a 3ª  viagem missionária.

Material:

Envelopes verdes e vernelhos, podem ser confeccionados com cartolina color set

Palavras ou frases que resumam a perseguição, os êxitos, os frutos da 3ª viagem de Paulo

01 mesa

01 marcador de quadro branco

Procedimento:

Durante a semana:

Digitem palavras ou frases que resumam a perseguição, os êxitos, os frutos da viagem

Recortem cada uma

Coloquem  dentro dos envelopes, observando que os êxitos e frutos devem ficar nos verdes e a perseguição ou dificuldades nos vermelhos.

No momento da aula:

- Falem: Hoje vamos estudar sobre acontecimentos da 3ª viagem, compondo o diário final das viagens.

- Em seguida, distribuam os envelopes para os alunos.

- Peçam para que os alunos abram os envelopes e leiam o pequeno texto contido no envelope e falem sobre a razão da cor dos envelopes.

- Numa mesa, separem os envelopes em 02 grupos: verdes e vermelhos.

- Falem: Na viagem, o apóstolo Paulo teve frutos e êxitos, como também enfrentou dificuldades. Vamos agora estudar sobre cada um deles?

- Então, comecem o estudo dos pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: