RSS

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Adultos - Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo

Lição 09: A Sutileza do Movimento dos Desigrejados

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza do Movimento dos Desigrejados. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Vejam este exemplo:

Escrevam o nome “desigrejados” no quadro ou cartolina.

Depois, perguntem: O que vocês podem falar sobre esta palavra?

Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações.

Deixem claro qual a abordagem do que seja “desigrejado” no contexto da lição e também acrescentem que na atualidade muitos crentes ainda não retornaram à igreja devido a Pandemia do Corona vírus, mesmo com a flexibilização dos protocolos de segurança.

- Que tal aproveitar o tema para refletir e debater sobre o uso ou não do Metaverso pelas igrejas.

Uma sugestão de leitura sobre isto é o texto do Mensageiro da Paz do mês de julho do ano em curso, com o título: “Metaverso: perigos e oportunidades em uma sociedade presa ao virtual”.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu faço parte!”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Eu faço parte!

Objetivos:

Enfatizar a importância do cristão frequentar uma igreja.

Refletir sobre a valorização de cada pessoa de forma individual e para o grupo.

Material:

01 quebra-cabeça para cada grupo

Observação: Adquiram quebra-cabeça com poucas peças.

Procedimento:

- Dividam os alunos em grupos.

- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.

- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.

- Depois, questionem:

Esta peça é importante para o quebra-cabeça?

Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?

- Depois, falem(apontando para as peças): As peças estão representando vocês, todos são necessárias para o grupo. Aqui percebe-se a importância da valorização pessoal e a socialização.

- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do quebra-cabeça.

- Depois, trabalhem com os alunos sobre a importância de estar participando de uma igreja, pois nela aprendemos a Palavra de Deus. A  Igreja é um organismo e organização, formada por pessoas que professam a fé em Jesus Cristo, filho de Deus.

Quando você falta nas atividades da igreja, faz falta! Está faltando uma peça!

Quem são outras peças, que não estão vindo para a Igreja?

O que podemos fazer para biscá-las?

Reflitam e se mobilizem para encontrar essas peças.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: