RSS

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a Deus com meus Talentos

Lição 09: Quem são os Obreiros e Diáconos?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Quem são os Obreiros e Diáconos?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

 Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o ministério de serviço conhecido como Diaconia.

- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.

- Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?

Aguardem as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.

Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.

- Perguntem: Qual a origem do serviço de Diaconia?

Aguardem as respostas. Depois, acrescentem as informações contidas no item II da lição.

- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Com a Mão na Massa” que proporcionará a reflexão do serviço de diaconia(no sentido mais abrangente) que pode ser realizado por cada cristão.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Com a Mão na Massa

Objetivos:

Refletir sobre o serviço cristão na missão do diaconato.

Realizar autoavaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.

Material:

½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.

- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.

- Peçam para que os alunos escrevam:

Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.

Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.

- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:

“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra  teu Senhor”.

- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02

- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: