RSS

terça-feira, 27 de junho de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós

Lição 01: A importância da comunicação

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A importância da comunicação, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar a aula  apliquem a dinâmica “Abrindo as Cartas”.

 Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Abrindo as Cartas   

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre as 08 cartas que serão estudadas neste trimestre - Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas).

Material:

01 envelope grande(tamanho ofício)

08 envelopes pequenos

Procedimento:

Antes da aula:

1 - Combinem com o pastor da igreja ou o superintendente para escrever um carta para sua turma.

Explique a razão do pedido, falando que será usada como uma estratégia para iniciar o estudo das 08 cartas do Novo Testamento, que serão estudadas neste trimestre. Falem que a carta deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes da aula.

Coloquem a carta dentro do envelope maior, escrevam quem é o remetente(Nome do pastor ou superintendente) e o destinatário(Classe X).

2 - Identifiquem os 08 envelopes com os destinatários e remetentes(se possível) de cada carta a ser estudada( Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas).

Durante a aula:

- Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.

- Apresentem o título da lição.

- Apontem para os envelopes e falem: Temos aqui várias  correspondências. Vamos ver para quem é?

- Peçam para que um aluno retire o envelope maior e veja quem é o destinatário e mostre à turma.

- Falem: Já que a carta é para vocês, vamos abrí-la?

Peçam para 01 aluno abrir a carta e ler o conteúdo.

Observem a reação dos alunos quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus emoções e opiniões.

- Agora, falem: Mas, ainda temos 08 envelopes.

Vamos ver para quem são estas cartas e quem escreveu.

Solicitem para os alunos abrirem os envelopes. Eles vão descobrir que estão vazios,  sem a carta, isto é, sem o conteúdo.

O que houve? Hum... Tem um propósito nisto. Hoje,  estamos conhecendo quais são os nomes das cartas, mas o conteúdo será estudado nas próximas aulas!

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: