RSS

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Dinâmica: Cativeiro e liberdade     

Objetivo: Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.

Material:

Correntes confeccionadas com papel

Procedimento:

- Falem: Acabamos de estudar sobre o cativeiro e exílio do povo hebreu.

- Falem:  Muitos crentes vivem também um cativeiro, preso a diversas dificuldades.

Neste momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade a que estão presos.

- Perguntem:

Qual o seu cativeiro?

Quem ou o que está lhe escravizando?

Seria interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.

- Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos que Deus intervém na história.

- Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo que vem lhe oprimindo.

- Depois, leiam:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).

- Perguntem: Quer ser liberto?

Confie na providência divina.

Agora, peçam para que os alunos arrebentem as correntes, representando a esperança de libertação.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: