RSS

terça-feira, 6 de junho de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido

Lição 11: Um reino dividido

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Um reino dividido, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Coração dividido?

Objetivos:

Refletir sobre o aspecto religioso degradante que se encontrava o reino do Norte, o povo desobediente a Deus e adorando a ídolos.

Refletir sobre atitudes que nos distanciam de Deus, promovendo mudança de comportamento.

Material:

Figura do contorno de uma pessoa com um coração desenhado

01 rolo de fita adesiva

01 lixeira ou 01 saco para lixo

Folhas de papel ofício divididas em 04 partes

Procedimento:

- Falem: Estudamos sobre o aspecto religioso degradante que se encontrava o reino do Norte, o povo desobediente a Deus e adorando a ídolos.

- Distribuam 02 partes da folha de papel ofício para cada aluno.

- Coloquem em lugar visível a figura do contorno de uma pessoa com um coração desenhado.

- Falem: Que tal a gente pensar agora sobre aquilo que está deixando o nosso coração dividido entre Deus e as coisas que nos afastam dele?

- Então, peçam para que os alunos utilizem as 02 partes da folha de papel ofício. Em uma escrever o que precisa ser retirado e na outra o que pode permanecer.

- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas, representando a limpeza requerida para um coração santo de um cristão.

- Agora,  leiam:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1 a 3).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: