RSS

terça-feira, 13 de junho de 2023

Juvenis Currículo 2022/2023: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo reino de Deus

Lição 12: Posso viver para a sua glória

Professoras e professores, observem estas orientações:          

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Posso viver para a sua glória.Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica Crescendo”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Crescendo

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre o crescimento em estatura, espiritual e em sabedoria, tendo Jesus como exemplo.

Material:

Cópias de fotos dos alunos com idades diferentes(vejam orientação no procedimento)

01 fita métrica ou outro meio de medição

Procedimento:

Antes da aula:

Solicitem aos alunos cópias de fotos de quando eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos com idades diferentes e 01 atual. Vocês podem fazer isto, através das redes sociais.

E se eles se esquecerem? Então é bom vocês organizarem fotos retiradas de revistas que representem o crescimento físico, de crianças e adolescentes diferentes.

Durante a aula:

- Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das fotos solicitadas. Organizem num quadro as fotos por aluno em ordem cronológica, isto é, por idade.

- Solicitem para que os alunos falem sobre as diferenças que eles observam em suas próprias fotos, quando ao crescimento.

- Depois, comentem sobre alguns pontos importantes que aconteceram de criança até fase em que eles hoje, como: aprenderam a sentar, a andar, a falar, ler e escrever, tomar banho e se vestir sozinhos, desenvolvimento do raciocínio e habilidades, estudar, usar as redes sociais etc.

- Observamos que vocês tiveram crescimento físico e intelectual. Mas, precisamos também crescer em sabedoria e espiritualmente.

- Em um dos pontos da aula de hoje vamos estudar sobre Jesus com 12 anos de idade, apresentando seu desenvolvimento físico, espiritual e em sabedoria.

- Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e comecem a medir os alunos, anotem a medição.

- Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que vocês já cresceram. Mas preciso medir o crescimento espiritual e a sabedoria de vocês. Como posso fazer isto?

Aguardem as respostas. Então, falem que estes tipos de crescimento não conseguem medir, mas é observado pelo comportamento da pessoa.

- Falem: Então, vamos estudar sobre isto?

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: