RSS

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus

Lição 13: A Amizade de Jesus com uma Família de Betânia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no  quadro: A Amizade de Jesus com uma Família de Betânia. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica Rede dos Relacionamentos”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Rede dos Relacionamentos 

Objetivos:

Contextualizar o tema da aula sobre Jesus e sua amizade com a família formada por Maria, Marta e Lázaro.

Refletir sobre a importância das amizades individuais e para a família.

Material:

01 novelo de lã ou cordão

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a ponta do cordão, enrole no dedo indicador e depois jogue para qualquer pessoa do círculo. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até que o último aluno participe.

- Orientem que antes de jogar o novelo para o outro colega, cada pessoa deverá falar uma frase sobre amizade, relacionamento individual ou familiar.

- Então, falem: Vocês estão vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês para outros colegas, podendo significar os nossos relacionamentos e também os familiares.

Acrescentem ainda a importância dos bons relacionamentos na família e também para si próprio.

- Perguntem: Para que serve uma teia de aranha?

Espera-se que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e depois devorá-los.

- Perguntem:

O que isto pode representar sobre os relacionamentos e amizades?

Cair na teia e ser devorado pelo inimigo?

Aguardem as respostas.

Enfatizem que devemos ficar vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter atitudes erradas.

- Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é possível.

- O que isto pode representar?

Ficar embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos dar força para resistir as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário vigilância nos relacionamentos familiares e nas amizades individuais.

Ideia original da formação de uma teia em dinâmica desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: