Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 02: Autenticidade
Em Meio Às Provas E Tentações
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Autenticidade Em Meio
Às Provas E Tentações,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “O Gigante da Tentação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Gigante da Tentação
Objetivo: Refletir
sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas e as tentações.
Material: ½ folha
de papel ofício e caneta para cada aluno.
- Relatem de forma objetiva sobre Davi que
enfrentou o gigante filisteu, vencendo-o em nome de Deus. Entretanto, não
venceu o gigante da tentação ao se deixar vencer pelo olhar cobiçoso.
-
Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que
representarão um gigante e ele(o aluno), respectivamente.
-
Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua
vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento, tentação, desviando-se
do caminho de Deus etc.
-
Solicitem que os alunos desenhem 05 pedras ao lado da figura pequena, que
representarão as atitudes que eles devem ter para vencer o gigante(o problema,
a dificuldade, a tentação).
Por
exemplo: paz, confiança em Deus, oração, vigilância, jejum, obediência,
conselho, tempo e mente ocupados com coisas que edificam etc.
-
Para concluir, leiam:
“E
a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os
vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é
verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o
que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum
louvor, nisso pensai”(Filipenses 4:7,8).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário