Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 02: A Origem dos Hebreus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Origem dos Hebreus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A origem”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A origem
Objetivos:
Iniciar
o estudo sobre a vida de Abraão, de quem o povo de Israel é descendente.
Contextualizar
a vida do aluno com o tema da aula.
01
mesa
01
mapa do Brasil ou Múndi.
01
mapa para mostrar Ur dos Caldeus e outras cidades nas quais Abraão habitou.
Procedimento:
-
Coloquem sobre uma mesa um mapa do Brasil ou Mundi.
-
Peçam que os alunos se organizem ao redor deste mapa.
-
Solicitem que cada um deles fale e aponte o estado e a cidade onde nasceu.
E,
ainda, se já saiu da cidade de origem para outro lugar para morar e qual a
razão.
Observem
atentamente o que eles afirmam.
-
Falem: Escutamos o que cada aluno falou sobre sua cidade de origem. Alguns
permanecem morando na mesma cidade e outros estão morando aqui, mas sua cidade
de nascimento é outra.
Alguns
saíram porque o responsável foi transferido para outra cidade por motivo de
trabalho etc.
Então,
apresentem outro mapa no qual você possa mostrar a cidade natal de Abraão, Ur
dos Caldeus.
Falem
que ele precisou sair desta cidade por obediência a uma promessa de Deus e
andou por vários lugares. E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje.
Vamos
começar?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário