RSS

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento

Lição 02: A Origem dos Hebreus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Origem dos Hebreus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A origem”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A origem

Objetivos:

Iniciar o estudo sobre a vida de Abraão, de quem o povo de Israel é descendente.

Contextualizar a vida do aluno com o tema da aula.

Material:

01 mesa

01 mapa do Brasil ou Múndi.

01 mapa para mostrar Ur dos Caldeus e outras cidades nas quais Abraão habitou.

Procedimento:

- Coloquem sobre uma mesa um mapa do Brasil ou Mundi.

- Peçam que os alunos se organizem ao redor deste mapa.

- Solicitem que cada um deles fale e aponte o estado e a cidade onde nasceu.

E, ainda, se já saiu da cidade de origem para outro lugar para morar e qual a razão.

Observem atentamente o que eles afirmam.

- Falem: Escutamos o que cada aluno falou sobre sua cidade de origem. Alguns permanecem morando na mesma cidade e outros estão morando aqui, mas sua cidade de nascimento é outra.

Alguns saíram porque o responsável foi transferido para outra cidade por motivo de trabalho etc.

Então, apresentem outro mapa no qual você possa mostrar a cidade natal de Abraão, Ur dos Caldeus.

Falem que ele precisou sair desta cidade por obediência a uma promessa de Deus e andou por vários lugares. E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje.

Vamos começar?

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: