Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na
Carta de Tiago
Lição 04: A Autenticidade Contra A Parcialidade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
Autenticidade Contra A Parcialidade,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Acepção de Pessoas, não!”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Acepção de Pessoas, não!
Objetivo: Refletir
sobre a importância de estar incluído no grupo e estar acessível a aceitar
outras pessoas no grupo, sem qualquer tipo de discriminação.
Material:
Cartões
de cartolina vermelho quase a metade da turma
Cartões
de cartolina verde para quase a metade da turma
01
cartão de cartolina de cor amarela, azul e roxo
Procedimento:
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Entreguem para cada aluno 01 cartão da cor vermelha ou verde; 3 alunos
receberão cartão de cor diferente, 01 amarelo, 01 azul e
-
Peçam para que os alunos se agrupem pela cor do cartão que recebeu.
Dois
grupos serão formados, um de cor verde e outro de cor vermelha. 03 alunos
ficarão sem grupo, pois possuem cores que não formam grupos.
-
Agora, perguntem para os 03 alunos que possuem cores diferentes:
Como
você se sentiu por não está no grupo?
É
ruim não está incluído?
- Perguntem para os que formaram grupos:
Como
se sentiu está integrado ao um grupo, isto é, não ficar excluído?
Pelo
fato de você está em 01 grupo, não está sendo excluído do outro?
-
Falem da importância dos componentes da igreja não fazerem acepção de pessoas,
excluindo alguns pela cor, posses, religião, sexo, raça, peso, formação
acadêmica, profissão, cargo etc.
-
Que tal fazermos isto agora, de forma representativa, aceitando todos em um
mesmo grupo?
Então
peçam para que os alunos formem um círculo.
Depois,
falem: As cores dos cartões de vocês favoreceu a junção de várias pessoas, como
também excluiu outras pessoas. As cores dos cartões podem representar as
discriminações que vemos e observamos no meio cristão e que precisam ser
corrigidas, conforme nos adverte Tiago:
“Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor
Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
Porque,
se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes
preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
E
atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu
aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te
abaixo do meu estrado,
Porventura
não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus
pensamentos?”(Tiago 2:1-4).
Por Sulamita Macedo.
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