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segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Jovens:  A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago

Lição 04: A  Autenticidade Contra A Parcialidade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A  Autenticidade Contra A Parcialidade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Acepção de Pessoas, não!”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Acepção de Pessoas, não!

Objetivo: Refletir sobre a importância de estar incluído no grupo e estar acessível a aceitar outras pessoas no grupo, sem qualquer tipo de discriminação.

Material:

Cartões de cartolina vermelho quase a metade da turma

Cartões de cartolina verde para quase a metade da turma

01 cartão de cartolina de cor amarela, azul e roxo

Procedimento:

- Entreguem para cada aluno 01 cartão da cor vermelha ou verde; 3 alunos receberão cartão de cor diferente, 01 amarelo, 01 azul e

- Peçam para que os alunos se agrupem pela cor do cartão que recebeu.

Dois grupos serão formados, um de cor verde e outro de cor vermelha. 03 alunos ficarão sem grupo, pois possuem cores que não formam grupos.

- Agora, perguntem para os 03 alunos que possuem cores diferentes:

Como você se sentiu por não está no grupo?

É ruim não está incluído?

 - Perguntem para os que formaram grupos:

Como se sentiu está integrado ao um grupo, isto é, não ficar excluído?

Pelo fato de você está em 01 grupo, não está sendo excluído do outro?

- Falem da importância dos componentes da igreja não fazerem acepção de pessoas, excluindo alguns pela cor, posses, religião, sexo, raça, peso, formação acadêmica, profissão, cargo  etc.

- Que tal fazermos isto agora, de forma representativa, aceitando todos em um mesmo grupo?

Então peçam para que os alunos formem um círculo.

Depois, falem: As cores dos cartões de vocês favoreceu a junção de várias pessoas, como também excluiu outras pessoas. As cores dos cartões podem representar as discriminações que vemos e observamos no meio cristão e que precisam ser corrigidas, conforme nos adverte Tiago:

 “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,

E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,

Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”(Tiago 2:1-4).

Por Sulamita Macedo. 

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