Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Os Hebreus vão para o Egito, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Árvore do Sonho”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Árvore do Sonho
Objetivos:
Concluir
o estudo do tema sobre José, contextualizando com a vida dos alunos.
Refletir
sobre a importância de cada indivíduo ter sonhos, projetos e procurar
concretizá-los.
Material:
1/2
folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
-
Após o estudo sobre a vida de José, enfatizando os sonhos que ele teve e a
concretização.
-
Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles desenhem uma árvore com raízes a mostra, semelhante a figura ao lado.
É
comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho,
porém se você for desenhista procure simplificá-lo.
-
Agora, solicitem o seguinte:
Na
copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida
que pretende realizar.
Uma
boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque
muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não
desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no fim do ano, no ENEM,
comprar um objeto etc.
Ao
lado das raízes: escrever em que está firmado.
Você
pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da
família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações,
ou ainda na perseverança, autoestima elevada etc.
No
tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi sonhado,
projetado.
-
Para concluir, leiam Sl 1. 1 ao 3:
“Bem-aventurado
o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na
lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada
junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas
folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário