RSS

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias

Lição 05: O início do cerco de Jerusalém

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O início do cerco de Jerusalém, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para contextualizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Tapando a Brecha”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Tapando a Brecha

Objetivo:

Contextualizar o tema da aula sobre o cerco e as invasões de Jerusalém  com a vida do cristão, que deve estar vigilante quanto as ciladas do inimigo

Material:

Recursos humanos – os alunos.

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.

- Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.

- Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.

- Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham cuidado para não machucar o colega.

- Então, peçam para que comecem a atividade.

- Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.

- Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.

- Pode haver dois resultados:

O inimigo não conseguir entrar no círculo

O inimigo conseguir entrar no círculo

Mas, qualquer que seja o resultado, falem sobre o joio semeado pelo inimigo, na Parábola do Trigo e do Joio, no momento em que os servos dormiram. Isto nos traz como alerta a importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo.

- Para concluir, leiam:

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Efésios 6:10-13

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: