Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 05: A Alma
- A Natureza Imaterial do Ser Humano
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A Alma - A Natureza Imaterial do Ser Humano, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “A Alma”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Agora,
para concluir a aula, retomem a dinâmica iniciada no começo da aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Alma
Objetivo:
Introduzir e concluir o estudo sobre a alma, através
do conhecimento prévio dos alunos e adquirido durante a aula, respectivamente.
02 cartolinas
02 pincéis atômicos de cores diferentes
Procedimento:
- Comecem a aula, perguntando: O que é alma?
Deixem que os alunos falem sobre o que eles já
conhecem ou entendem sobre o que é alma.
Aguardem as respostas dos alunos, anotando-as numa
cartolina.
Reservem a cartolina; depois vocês vão utilizá-la no
final da aula.
- Leiam o que os alunos falaram sobre o que é alma.
- Falem que a cartolina será reservada e no final da aula, vocês vão retomar a mesma
pergunta.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Agora, retomem a cartolina com as respostas dos
alunos do início da aula e perguntem:
E, agora, depois do que foi explanado nesta aula, o
que vocês podem acrescentar sobre o que é alma?
Vocês podem também corrigir alguma informação anterior.
Para isto, vocês devem utilizar outra cartolina para
os acréscimos de outras informações, utilizando outra cor de pincel atômico.
- Para concluir, falem: Hoje, lição 05, começamos a
estudar sobre a alma, mas ainda teremos até a lição 09 para aprender mais sobre
este tema.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário