RSS

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo

Lição 05: A Alma -  A Natureza Imaterial do Ser Humano

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Alma -  A Natureza Imaterial do Ser Humano, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “A Alma”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Agora, para concluir a aula, retomem a dinâmica iniciada no começo da aula.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Alma

Objetivo:

Introduzir e concluir o estudo sobre a alma, através do conhecimento prévio dos alunos e adquirido durante a aula, respectivamente.

Material:

02 cartolinas

02 pincéis atômicos de cores diferentes

Procedimento:

- Comecem a aula, perguntando: O que é alma?

Deixem que os alunos falem sobre o que eles já conhecem ou entendem sobre o que é alma.

Aguardem as respostas dos alunos, anotando-as numa cartolina.

Reservem a cartolina; depois vocês vão utilizá-la no final da aula.

- Leiam o que os alunos falaram sobre o que é alma.

- Falem que a cartolina será reservada e  no final da aula, vocês vão retomar a mesma pergunta.

- Trabalhem o conteúdo da lição.

- Agora, retomem a cartolina com as respostas dos alunos do início da aula e perguntem:

E, agora, depois do que foi explanado nesta aula, o que vocês podem acrescentar sobre o que é alma?

Vocês podem também corrigir alguma informação anterior.

Para isto, vocês devem utilizar outra cartolina para os acréscimos de outras informações, utilizando outra cor de pincel atômico.

- Para concluir, falem: Hoje, lição 05, começamos a estudar sobre a alma, mas ainda teremos até a lição 09 para aprender mais sobre este tema.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: