Pré-adolescentes: Preservando os Valores Cristãos
Lição 05: O Valor da Honestidade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Valor da Honestidade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Vivendo honestamente”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vivendo honestamente
Objetivo:
Enfatizar a importância da prática da honestidade nas palavras e atos.
01 cópia do texto “Mentira tem perna curta” para cada
aluno
01 caixa de presente
01 cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp
4.8 digitado
01 bala para cada aluno que será fixado no cartão
Procedimento:
Dias antes da aula:
Fixar o versículo em cada bala. Colocá-los dentro da
caixa de presente e fechar.
No dia da aula:
- Falem que na aula de hoje será enfatizada a
importância da honestidade.
- Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que
ocorreu com um casal de namorados. Leiam o texto abaixo.
Mentira tem perna curta
Um casal de namorados estava passeando numa rua
comercial. A moça, olhando a vitrine de uma loja de artigos japoneses, ficou
encantada com um lindo vaso. Seu namorado foi indagar o preço daquele objeto.
Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que havia
um vaso igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar a
namorada em casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso
quebrado.
Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo
embrulhado. Sua ideia era tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe
dera um presente tão caro e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um
tombo e dizer que o vaso havia se partido naquele momento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou
até desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia
embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu
que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara
enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autoria do texto desconhecida.
– Depois, façam a encenação deste texto. Escolham 03
pessoas para representar o rapaz, a moça e o dono da loja.
– Em seguida, falem: Acabamos de ler uma história de
um rapaz que desejou agradar, impressionar sua namorada, com um presente,
tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi descoberta, pois mentira tem
perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal reformular esta história?
Então, reescrevam a história, observando o princípio
da honestidade e façam novamente a encenação. Vocês podem colocar nomes nos
personagens.
- Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram
e mostrem o presente.
Distribuam para cada aluno o cartão com o versículo
abaixo e uma bala fixada nele.
Depois, peçam para que todos os alunos leiam o
versículo:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo
o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável,
tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso
pensai” (Filipenses 4:8).
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário