RSS

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições

Lição 03: Uma Igreja Fiel à Pregação do Evangelho

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Uma Igreja Fiel à Pregação do Evangelho, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “O Resgate”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Resgate

Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.

Material:

Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).

TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:

- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.

O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.

- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.

- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.

- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.

- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?

Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.

- Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.

Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.

- Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.

- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm 10.14.

Por Sulamita Macedo.

Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas

Lição 03: Paulo E Sua Chamada

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Paulo E Sua Chamada, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  Saulo, de perseguidor a perseguido”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Saulo, de perseguidor a perseguido

Objetivos:

Refletir sobre a transformação na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.

Enfatizar o exemplo do apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.

Material:

01 folha de papel ofício

01 pincel atômico

01 folha de papel ofício para cada aluno

Procedimento:

- Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem marcas.

- Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo “barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.

- Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a palavra “Paulo”.

- Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor passou a ser perseguido por causa da proclamação do evangelho.

- Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura foi efetuada, vocês vão amassando a folha de papel ofício):

“Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.

Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;

Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.

Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2 Timóteo 4:17

- Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.

- Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).

- Falem: Ele já no final da vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo, afirmou:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).

Ele tinha consciência de que estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e que apesar das dificuldades e sofrimentos guardou a fé.

- Entreguem 01 folha para cada aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele ou dela na folha.

- Falem: A proclamação do evangelho chegou até você, transformando sua vida( peçam para que desenhem uma cruz).

Que marcas você tem por causa do evangelho?

Você já sofreu algum tipo de perseguição por causa do evangelho?

Para os alunos que responderam afirmativamente, peçam que relatem apenas uma situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.

- Ao final, os alunos devem dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não acabei a carreira, estou guardando a fé, apesar das dificuldades.

Ideia original do papel amassado desconhecida.

Por Sulamita Macedo.

Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia

Lição 03: As filhas de Zelofeade: o pedido que mudou a história

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: As filhas de Zelofeade: o pedido que mudou a história, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Perguntem: Já ouviram falar em Zelofeade e suas filhas?

É bem possível que eles digam que não, pois não é uma história muito conhecida.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

- Falem: Vamos saber quem eram?

Peçam para que eles abram a Bíblia em Números 27. 1 e leiam o versículo enfatizando os nomes das 05 filhas

“E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca eTirza)”.

Peçam para que os alunos repitam estes 05 nomes e falem que a aula de hoje será sobre um pedido que elas fizeram.

- Depois, utilizem a dinâmica “O Pedido de 05 filhas”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Pedido de 05 filhas     

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre o pedido das 05 filhas de Zelofeade.

Analisar o resultado abrangente histórico-cultural deste pedido

Material:

02 cartolinas color set(verde e vermelha)

Versículos digitados

Perguntas digitadas

01 folha de papel madeira

01 tubo de cola branca

01 quadro banco

01 tesoura

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitar os versículos de Números 27. 1 a 11, separadamente.

Colar cada versículo em pedaço de cartolina verde que fique aparecendo a borda

Digitar as perguntas(ver abaixo) separadamente em pedaço de cartolina vermelha que fique aparecendo a borda

Perguntas:

1 – A quem elas fizeram o pedido?

2 – O que motivou o pedido?

3 – O que fez 01 das pessoas que escutou o pedido? Qual o nome dele?

4 – Qual foi a resposta ao pedido delas?

5 – Quais as mudanças ocorreram por causa do pedido?

No momento da aula:

- Falem: Com a parte introdutória da aula que acabamos de ter, já conhecemos os nomes das filhas de Zelofeade, conforme lemos em Nm 27.01.

- Agora, vamos descobrir qual o pedido que elas fizeram que foi tão importante e que precisamos conhecer. Estão curiosos?

- Coloquem em quadro os versículos de Nm 27. 1 a 11, separadamente, isto é, não apresentar em um único bloco(fazer conforme acima citado)

- Apresentem as perguntas, uma de cada vez, e falem: Qual versículo responde a esta pergunta?

Aguardem que os alunos leiam a pergunta e procurem o versículo.

Isto deve acontecer até concluir a última pergunta.

À medida que as perguntas forem respondidas com os versículos, organizá-las num papel madeira.

- Após a conclusão desta parte, perguntem:

O que vocês entenderam desta história das 05 filhas?

Aguardem as respostas. Isto servirá para testar a atenção dos alunos como também fixar o conteúdo.

- Depois, continuem a explanação do tema em estudo.

Por Sulamita Macedo.

Adolescentes: Grandes Cartas para Nós

Lição 03: A poderosa mensagem da carta aos Hebreus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A poderosa mensagem da carta aos Hebreus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando

o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  O Sacrifício Perfeito”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Sacrifício Perfeito

Objetivo: Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício perfeito e único de Jesus.

Material:

4 folhas de papel ofício

01 tubo de cola branca

01 pincel atômico

01 rolo de durex colorido(vermelho)

Procedimento:

- Cole 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado da folha, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).

- Apresente para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento rasgue o caminho.

- Entregue os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício perfeito e único de Cristo na cruz.

- Então, apresente o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.

- Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.

- Para concluir, leiam:

“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção”(Hebreus 9:11,12).

E, ainda, Hebreus 10:19-23:

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Pré-adolescentes: Recebendo o Batismo no Espírito Santo

Lição 03: O Poder do Espírito na vida de Pedro e João

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Poder do Espírito na vida de Pedro e João, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Pedro e João: Avivamento e Perseguição”.

- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Pedro e João: Avivamento e Perseguição

Objetivo:

Iniciar o estudo sobre a perseguição que Pedro e João sofreram por causa da pregação da Palavra de Deus e milagre de 01 coxo.

Material:

01 quadro branco

Marcadores para quadro branco(02 cores)

Procedimento:

- Organizem os alunos círculo para uma Roda de Conversa.

- Perguntem para os alunos se já sofreram algum tipo de acusação ou ameça.

Deixem que eles falem. Escutem atentamente os relatos e no quadro branco escrevam quais foram os tipos de acusação ou ameaça.

Por exemplo: falso testemunho, acusação à nível familiar, na escola, na igreja, na rua, numa loja, má interpretação de uma fala ou atitude etc.

Observem se, além da acusação, se houve também ameaças.

Perguntem como foi o desfecho da situação.

- Depois, perguntem:

Vocês sofreram algum tipo de perseguição por causa do evangelho?

Já ouviram falar ou presenciaram perseguição sofridas por outras pessoas por causa de sua fidelidade a Deus?

Ouçam atentamente o que alunos estão falando.

- Em seguida, falem: Escutamos aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças, perseguição que vocês já vivenciaram ou apenas escutaram falar.

Na aula de hoje, vamos estudar sobre os avivados Pedro e João, da igreja primitiva, que foram presos por causa da coragem para falarem do evangelho cheios do Espírito Santo.

- Falem: Vamos começar?

Por Sulamita Macedo.

Discipulando – 3º Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas

Lição 03: Vivendo sem acusação nem condenação

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Vivendo sem acusação nem condenação, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “No Mar do Esquecimento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: No Mar do Esquecimento

Objetivo: Refletir que o perdão dos pecados nos isenta de culpa e da condenação.

Material:

01 mesa pequena

TNT azul claro para cobrir a mesa

½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno

Procedimento:

- Organizem 01 mesa com TNT azul claro.

- Entreguem para cada aluno ½ folha de papel ofício e peçam para que façam um barquinho utilizando este papel com a técnica da dobradura.

Observem se há algum aluno precisando de ajuda.

- Falem: Cada barquinho representará vocês; peçam para que eles coloquem o nome deles no barquinho.

- Falem: Agora, coloquem o barquinho da vida de vocês neste mar(apontem para a mesa coberta de TNT azul).

- Falem: Antes de aceitar a Cristo, nossa vida estava como um barco sem direção e prestes a naufragar por causa do pecado.

- Entreguem para cada aluno, vários pedaços pequenos de cartolina preta para representar o pecado. Peçam para que coloquem no barco.

Mas, quando cremos no sacrífico de Jesus, nossa culpa, condenação foi eliminada. Então, nossos pecados foram esquecidos e lançados nas profundezas do mar.

- Falem: Em Miquéias 7:18,19 lemos: "Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."

Enfatizem a última parte do versículo “...lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."

- Todos os alunos devem colocar os papéis pretos no mar, simbolizando o que foi lido no versículo citado acima.

- Depois, enfatizem que Deus ao nos perdoar, não se lembra mais dos nossos pecados, conforme lemos  m Isaías 43:2 o próprio Deus diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro".

- Falem: Mas, o nosso acusador fica nos fazendo lembrar de que algo cometido no passado, nos levando a pescar os pecados no mar do esquecimento. Cuidado, fuja disto, pois vai começar a aparecer sentimento de culpa, vergonha, frustração, mágoa.

Porém, lembre-se que “...se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”(II Co 5:17).

Temos a garantia de que não há acusação nem condenação para aquele que aceita Cristo.

Por Sulamita Macedo.