Discipulando – Discipulando 3º Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 02: A
beleza do Perdão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
A beleza do Perdão, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para
ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo: Refletir
sobre a importância e a eficácia do perdão.
Material:
01
chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
-
Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém
não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
-
Falem que o perdão pode ser comparado a uma chave.
-
Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir:
reatar amizade, alívio de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus,
alegria etc.
Fechar:
espaço para brigas, amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
-
Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário