Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Lição 02: O Falso EvangelhoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Falso Evangelho, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para conduzir o estudo sobre o tema, antes e durante a aula, utilizem a dinâmica
“Os Judaizantes x Os Cristãos”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os Judaizantes x Os Cristãos
Objetivos:
Estudar
sobre os judaizantes, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem.
Conduzir
o estudo sobre o tema, antes e durante a aula.
Revista
de lições bíblicas 3º. Trimestre de 2025
Tablet
ou celular para pesquidar sobre os judaizantes
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando
o WhatsApp da turma, orientem os alunos para a atividade a seguir:
-
Falem que eles vão individualmente pesquisar, ler e estudar, durante a semana,
sobre os judaizantes: quem eram, o que defendiam e a razão da oposição aos
cristãos.
-
Oirientem que eles podem consultar como fonte de pesquisa a revista do
trimentre e outros conteúdos na internet.
No dia da aula:
-
Organizem todos os alunos em círculo.
-
Falem: Agora, vocês vão compartilhar o que pesquisaram sobre o tema desta lição, de forma objetiva,
sobre:
Quem
eram os judaizantes
O
que eles defendiam
Por
que se opunham ao Cristianismo
Observação:
Professores,
devem conduzir esta atividade com bastante atenção. Se necessário, acrescentem
outras informações ou corrijam algo.
Tenham
cuidado para que todos os alunos tenham oportunidade de falar, para que não
haja monopolização de um aluno ou mais alunos.
-
Para concluir, falem sobre as condutas
dos “judaizantes” na atualidade e como combatê-los.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário