RSS

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições

Lição 02: A Igreja de Jerusalém: Um Modelo a Ser Seguido

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Igreja de Jerusalém: Um Modelo a Ser Seguido, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para Iniciar e conduzir o estudo sobre o tema da aula, através de uma atividade de divisão em grupos e Roda de Conversa, utilizem a dinâmica “O modelo da igreja primitiva”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O modelo da igreja primitiva

Objetivo: Iniciar e conduzir o estudo sobre o tema da aula, através de uma atividade de divisão em grupos e Roda de Conversa.

Material:

Revista de lições bíblicas do trimestre

01 folha de papel ofício e 01 caneta para cada grupo

Procedimento:

- Dividam a turma em 03 grupos,  utilizando a numeração 1, 2 e 3. Como assim? Vejam como realizar.

Por exemplo: se a turma tiver 09 alunos, distribuam a numeração já citada para formar 03 grupos, sendo 03 números 01, 03 números 02 e 03 números 03.

- Em seguida, falem que cada grupo vai ler um item da lição, assim distribuídos:

Grupo 01: Item I – Uma Igreja com sólidos alicerces

Grupo 02: Item II – Uma Igreja observadora dos símbolos cristãos

Grupo 03: Item III – Uma Igreja Modelo

Na leitura, cada grupo deve observar as ideias mais importantes referentes a igreja primitiva, num tempo máximo de 15 minutos.

Disitribuam 01 folha de papel ofício e 01 caneta para cada grupo para que escrevam pontos que vão falar, posteriormente.

- Depois, organizem a turma em círculo para uma Roda de Conserva.

Cada grupo vai expor os principais pontos de forma objetiva.

Observem o que eles estão apresentando, acrecentem outras informações ou corrijam algo se necessário.

- Para concluir, falem que este estudo sobre o modelo da igreja primitiva traz exemplo de ação e vivência para a igreja da atualidade.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: