Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Lição 02: A Igreja de Jerusalém: Um Modelo a Ser Seguido
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A Igreja de Jerusalém:
Um Modelo a Ser Seguido,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para Iniciar e conduzir o estudo sobre o tema da aula, através de uma atividade
de divisão em grupos e Roda de Conversa, utilizem a dinâmica “O modelo da
igreja primitiva”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O modelo da igreja primitiva
Objetivo: Iniciar
e conduzir o estudo sobre o tema da aula, através de uma atividade de divisão
em grupos e Roda de Conversa.
Material:
Revista
de lições bíblicas do trimestre
01
folha de papel ofício e 01 caneta para cada grupo
- Dividam
a turma em 03 grupos, utilizando a numeração
1, 2 e 3. Como assim? Vejam como realizar.
Por
exemplo: se a turma tiver 09 alunos, distribuam a numeração já citada para
formar 03 grupos, sendo 03 números 01, 03 números 02 e 03 números 03.
-
Em seguida, falem que cada grupo vai ler um item da lição, assim distribuídos:
Grupo
01: Item I – Uma Igreja com sólidos alicerces
Grupo
02: Item II – Uma Igreja observadora dos símbolos cristãos
Grupo
03: Item III – Uma Igreja Modelo
Na
leitura, cada grupo deve observar as ideias mais importantes referentes a
igreja primitiva, num tempo máximo de 15 minutos.
Disitribuam
01 folha de papel ofício e 01 caneta para cada grupo para que escrevam pontos
que vão falar, posteriormente.
-
Depois, organizem a turma em círculo para uma Roda de Conserva.
Cada
grupo vai expor os principais pontos de forma objetiva.
Observem
o que eles estão apresentando, acrecentem outras informações ou corrijam algo
se necessário.
-
Para concluir, falem que este estudo sobre o modelo da igreja primitiva traz
exemplo de ação e vivência para a igreja da atualidade.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário