Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 02: Hebreus, uma carta sobre JesusProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Hebreus, uma carta
sobre Jesus, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A superioridade de Jesus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A superioridade de Jesus
Objetivo: Estudar
sobre a superioridade de Jesus com relação aos anjos, Moisés e aos sacerdotes.
01
cartolina ou 01 folha de papel madeira
01
pincel atômico
01
quadro
Observação:
traçar uma tabela na cartolina ou na folha de papel madeira(vejam sugestão de
modelo no procedimento); o tamanho da tabela deve ser adequado para o tamanho
da turma, isto é, a visualização deve ser boa para todos os alunos.
Procedimento:
-
Escrevam no quadro a expressão: A superioridade de Jesus.
-
Apontem esta expressão e falem: observem que a palavra superioridade nos faz
pensar em: Superior em relação a que ou a quem?
Então,
Jesus é apresentado como superior a quem ou a que?
Aguardem
as respostas dos alunos.
Certamente,
eles vão responder que é superior em relação aos anjos, Moisés e sacerdotes até porque o título do
item 3 já faz esta afirmação.
-
Depois, perguntem: Por que Jesus é superior aos anjos, Moisés e sacerdotes?
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, falem: Vamos a partir de agora estudar as razões pelas quais Jesus
é superior.
Para
isto, apresentem uma tabela semelhante a esta abaixo, que deverá ser preenchida
à medida que o conteúdo da lição for explanado.
A
tabela deve conter tantas linhas quantas forem necessárias para que o tema
fique esclarecido e bem compreendido.
Os
pontos para preenchimento da tabela estão expostos ao longo da lição. Vejam
este exemplo na tabela.
A Superioridade de Jesus em relação
a Moisés |
|
JESUS |
MOISÉS |
Filho |
Servo |
Missão celestial |
Missão terrena |
|
|
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário