Pré-adolescentes: Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 03: O Poder do Espírito na vida de Pedro e João
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem
se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
O Poder do Espírito na
vida de Pedro e João, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Pedro e João: Avivamento
e Perseguição”.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pedro e João: Avivamento e Perseguição
Objetivo:
Iniciar
o estudo sobre a perseguição que Pedro e João sofreram por causa da pregação da
Palavra de Deus e milagre de 01 coxo.
01
quadro branco
Marcadores
para quadro branco(02 cores)
Procedimento:
-
Organizem os alunos círculo para uma Roda de Conversa.
-
Perguntem para os alunos se já sofreram algum tipo de acusação ou ameça.
Deixem
que eles falem. Escutem atentamente os relatos e no quadro branco escrevam
quais foram os tipos de acusação ou ameaça.
Por
exemplo: falso testemunho, acusação à nível familiar, na escola, na igreja, na
rua, numa loja, má interpretação de uma fala ou atitude etc.
Observem
se, além da acusação, se houve também ameaças.
Perguntem
como foi o desfecho da situação.
-
Depois, perguntem:
Vocês
sofreram algum tipo de perseguição por causa do evangelho?
Já
ouviram falar ou presenciaram perseguição sofridas por outras pessoas por causa
de sua fidelidade a Deus?
Ouçam
atentamente o que alunos estão falando.
-
Em seguida, falem: Escutamos aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças,
perseguição que vocês já vivenciaram ou apenas escutaram falar.
Na
aula de hoje, vamos estudar sobre os avivados Pedro e João, da igreja
primitiva, que foram presos por causa da coragem para falarem do evangelho
cheios do Espírito Santo.
-
Falem: Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário