Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 02: Miriã:
disponibilidade apesar da idade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:-
Apresentem o título da lição: Miriã: disponibilidade apesar da idade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Uma adolescente muito esperta”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Uma adolescente muito esperta
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de Miriã, irmã de Moisés.
Material:
01 cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
- Falem: Vocês conhecem a história do personagem
bíblico Moisés. Agora, vocês vão recontá-la, da seguinte forma:
A partir da frase inicial “Miriã era irmã de
Moisés....” vocês vão falar o restante da história.
O grupo que vai falar a 1ª frase é o número 01, depois
segue o 02, e assim sucessivamente até que não haja mais informações para
acrescentar.
As informações não podem ser repetidas e devem dar
encadeamento a história.
- Depois, quando não houver nada mais a acrescentar,
leiam o texto para a turma, observando a coesão textual e se há alguma ideia a
ser corrigida.
- Em seguida, conversem sobre a atitude esperta de
Miriã para cuidar do seu irmão Moisés.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário