RSS

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia

Lição 02: Miriã: disponibilidade apesar da idade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:- Apresentem o título da lição: Miriã: disponibilidade apesar da idade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Uma adolescente muito esperta”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Uma adolescente muito esperta

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de Miriã, irmã de Moisés.

Material:

01 cartolina

01 pincel atômico

Procedimento:

- Dividam a turma em 02 grupos.

- Falem: Vocês conhecem a história do personagem bíblico Moisés. Agora, vocês vão recontá-la, da seguinte forma:

A partir da frase inicial “Miriã era irmã de Moisés....” vocês vão falar o restante da história.

O grupo que vai falar a 1ª frase é o número 01, depois segue o 02, e assim sucessivamente até que não haja mais informações para acrescentar.

As informações não podem ser repetidas e devem dar encadeamento a história.

- Depois, quando não houver nada mais a acrescentar, leiam o texto para a turma, observando a coesão textual e se há alguma ideia a ser corrigida.

- Em seguida, conversem sobre a atitude esperta de Miriã para cuidar do seu irmão Moisés.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: