Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Lição 03: Paulo E Sua ChamadaProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Paulo E Sua Chamada, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Saulo,
de perseguidor a perseguido”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Saulo, de perseguidor a perseguido
Objetivos:
Refletir sobre a transformação na vida de Saulo de
Tarso, após a conversão.
Enfatizar o exemplo do apóstolo Paulo na divulgação do
Evangelho.
01 folha de papel ofício
01 pincel atômico
01 folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem
marcas.
- Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso
antes de sua conversão(neste momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da
folha). Ele fazia um tremendo “barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois
perseguia os cristãos.
- Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do
mesmo lado da folha onde tem o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou
radicalmente e passou a se chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a
palavra “Paulo”.
- Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz
de Cristo. De perseguidor passou a ser perseguido por causa da proclamação do
evangelho.
- Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura
foi efetuada, vocês vão amassando a folha de papel ofício):
“Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos
um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui
apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em
perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios,
em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos
entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em
fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.
Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por
mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2 Timóteo 4:17
- Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao
levar a mensagem de salvação.
- Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me,
para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II
Timóteo 4:17).
- Falem: Ele já no final da vida e preso em Roma, ao
escrever para Timóteo, afirmou:
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a
fé”(II Timóteo 4: 7).
Ele tinha consciência de que estava perto de morrer,
mas sabia do dever cumprido e que apesar das dificuldades e sofrimentos guardou
a fé.
- Entreguem 01 folha para cada aluno, peçam para que
cada um escreva o nome dele ou dela na folha.
- Falem: A proclamação do evangelho chegou até você,
transformando sua vida( peçam para que desenhem uma cruz).
Que marcas você tem por causa do evangelho?
Você já sofreu algum tipo de perseguição por causa do
evangelho?
Para os alunos que responderam afirmativamente, peçam
que relatem apenas uma situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.
- Ao final, os alunos devem dizer: Estou combatendo o
bom combate, ainda não acabei a carreira, estou guardando a fé, apesar das
dificuldades.
Ideia original do papel amassado desconhecida.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário