Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 03: As filhas de Zelofeade: o pedido que mudou a história
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
As filhas de Zelofeade:
o pedido que mudou a história, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Perguntem: Já ouviram falar em Zelofeade e suas filhas?
É
bem possível que eles digam que não, pois não é uma história muito conhecida.
Aqui
está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
-
Falem: Vamos saber quem eram?
Peçam
para que eles abram a Bíblia em Números 27. 1 e leiam o versículo enfatizando
os nomes das 05 filhas
“E
chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de
Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e
estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca eTirza)”.
Peçam
para que os alunos repitam estes 05 nomes e falem que a aula de hoje será sobre
um pedido que elas fizeram.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O Pedido de 05 filhas”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Pedido de 05 filhas
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre o pedido das 05 filhas de Zelofeade.
Analisar
o resultado abrangente histórico-cultural deste pedido
02
cartolinas color set(verde e vermelha)
Versículos
digitados
Perguntas
digitadas
01
folha de papel madeira
01
tubo de cola branca
01
quadro banco
01
tesoura
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar
os versículos de Números 27. 1 a 11, separadamente.
Colar
cada versículo em pedaço de cartolina verde que fique aparecendo a borda
Digitar
as perguntas(ver abaixo) separadamente em pedaço de cartolina vermelha que
fique aparecendo a borda
Perguntas:
1
– A quem elas fizeram o pedido?
2
– O que motivou o pedido?
3
– O que fez 01 das pessoas que escutou o pedido? Qual o nome dele?
4
– Qual foi a resposta ao pedido delas?
5
– Quais as mudanças ocorreram por causa do pedido?
No momento da aula:
-
Falem: Com a parte introdutória da aula que acabamos de ter, já conhecemos os
nomes das filhas de Zelofeade, conforme lemos em Nm 27.01.
-
Agora, vamos descobrir qual o pedido que elas fizeram que foi tão importante e
que precisamos conhecer. Estão curiosos?
-
Coloquem em quadro os versículos de Nm 27. 1 a 11, separadamente, isto é, não
apresentar em um único bloco(fazer conforme acima citado)
-
Apresentem as perguntas, uma de cada vez, e falem: Qual versículo responde a
esta pergunta?
Aguardem
que os alunos leiam a pergunta e procurem o versículo.
Isto
deve acontecer até concluir a última pergunta.
À
medida que as perguntas forem respondidas com os versículos, organizá-las num
papel madeira.
-
Após a conclusão desta parte, perguntem:
O
que vocês entenderam desta história das 05 filhas?
Aguardem
as respostas. Isto servirá para testar a atenção dos alunos como também fixar o
conteúdo.
-
Depois, continuem a explanação do tema em estudo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário