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segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993
– Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 10: Provai se os Espíritos são de Deus
- Apresentem o título da lição: Provai se os Espíritos são de Deus.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Verdadeiro ou Falso?”
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro pirateado, observando suas características.
Material:
CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume etc.
Procedimento:
- Escolham um objeto dentre os citados no item material para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:  vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
Por Sulamita Macedo.

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 10: As lutas dos hebreus no tempo da conquista
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: As lutas dos hebreus no tempo da conquista.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Caminhando em Oração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivos:
Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Enfatizar que Deus concede vitória ao seu povo.
Material:
01 tapete
Rosas
Pedras grandes e pequenas,
Versículos bíblicos sobre oração, persistência diante das dificuldades
Procedimento:
- Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: bênçãos recebidas, as conquistas
Pedras: as dificuldades que enfrentamos, atuação do inimigo
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
- Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.
- Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
Observação:
- Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 10: A Intercessão pelos Efésios
- Apresentem o título da lição: A Intercessão pelos Efésios.
A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a pergunta(Método de Perguntas e Respostas):
O que é oração intercessória?
Aguardem as respostas. Acrescentem outras informações se necessário.
- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Então, escrevam no quadro:
Os pontos principais da oração intercessória de Paulo pela igreja de Éfeso, contidos em Ef 3. 16 a 19:
Fortalecida com poder
Habitada por Cristo
Compreenda o amor de Deus
Tenha pleno desenvolvimento espiritual
As expressões, ao explicar a Ef. 3.18:
Largura
Comprimento
Altura
Profundidade
Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.
- Concluam o estudo do tema, com a aplicação da dinâmica “Oração Intercessória”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Oração Intercessória
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a oração intercessória, baseada no amor.
Exercitar a oração intercessória.
Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno
01 caixa(pode ser também uma sacola ou um envelope)
Procedimento:
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno e solicitem que escrevam de um lado do papel um motivo de oração pessoal e do outro lado uma necessidade de oração coletiva.
- Peçam para que os alunos coloquem os pedidos de oração na caixa.
- Depois, leiam:
“Admoesto-te pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens”.  I Tm 2. 1
 “Rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus”. Rm 15.30.
- Em seguida, façam uma oração intercessória por seus alunos, apresentando os pedidos de oração que estão na caixa.
- Depois, enfatizem a necessidade dos alunos intercederem uns pelos outros, durante a semana, fazendo menção dos pedidos que estão na caixa.
Quando algum aluno obtiver resposta de oração, contida na caixa, deve expor para a classe. Dessa forma, a fé dos demais será fortalecida. E depois, leiam: “...Orai uns pelos outros... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo.

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