RSS

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 08: Quem é esse aí?
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: Quem é esse aí?
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Clonagem”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Clonagem
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre clonagem humana do ponto de vista da ciência e da Bíblia.
Aprofundar sobre células-tronco.
Material:
02 óculos
Observação:
Os óculos devem ser confeccionados com cartolina, um azul e o outro amarelo.
Se preferir, vocês podem adquirir óculos de plásticos, há de cores variadas.
Procedimento:
- Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a clonagem humana, do ponto de vista da ciência e da Bíblia.
- Apresentem os óculos: um de cor azul que vai representar a visão científica sobre o assunto e um de cor amarela para representar a visão bíblica sobre o tema.
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Falem:
O grupo 01 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da ciência. Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos azul.
O grupo 02 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da Bíblia. Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos amarelo.
O material que vocês vão ler para pesquisar e responder é a lição da revista de vocês.
- Perguntas para o grupo 01:
O que é células-tronco?
Quais os argumentos da ciência para o desenvolvimento de células-tronco?
Perguntas para o grupo 02:
O que é clonagem?
Os argumentos da Bíblia sobre a vida humana contrariam ou não o desenvolvimento da clonagem? Por quê?
- Depois, os grupos devem apresentar suas respostas. O aluno que vai apresentar, deve usar os óculos de sua equipe(azul ou amarelo).
 Vocês, professores, devem estar atentos aos comentários dos alunos. Corrijam, se necessário, algumas informações emitidas pelos alunos.
- Falem: Acabamos de escutar, qual o posicionamento da ciência e da Bíblia sobre as células-tronco e clonagem. Agora, vamos aprofundar o estudo sobre este tema?
- Agora, apresentem outras informações.
Por Sulamita Macedo.

2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 08: Jesus, o pastor verdadeiro
- Apresentem o título da lição: Jesus, o pastor verdadeiro.
- Depois, utilizem a dinâmica “Jesus, o verdadeiro pastor".
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Jesus, o verdadeiro pastor
Objetivos:
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Estudar sobre Jesus, o verdadeiro pastor.
Material:
01 venda para os olhos
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Depois, leiam: João 10.1 a 5:
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”(João 10:1-5).
- Para concluir, falem: Nesta lição, vamos estudar sobre Jesus, o verdadeiro pastor.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: