RSS

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Juvenis

1 – Revista de Edição Especial para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 07: A Mídia e a Moda
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a Mídia e a Moda.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Concluam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Mãe, eu não tenho roupa!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mãe, eu não tenho roupa!
Objetivo: Refletir sobre a moda influenciada pela Mídia e o bom senso para sua utilização.
Material:
01 cartolina com a expressão “Mãe, eu não tenho roupa”.
Revistas de moda feminina e masculina
02 tesouras
02 tubos de cola
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 cabide
Procedimento:
- Escrevam no quadro ou cartolina a expressão “Mãe, eu não tenho roupa”.
- Peçam para que os alunos leiam em voz alta esta expressão.
- Perguntem:
Vocês já falaram esta frase?
Em que situação?
- Aguardem os relatos das meninas e dos meninos.
Certamente as respostas vão girar em torno de roupas perdidas porque eles cresceram e também de roupas novas para acompanhar tendências e estilos da moda atual.
- Agora, falem que é sobre a influência da mídia sobre eles com relação a moda, que será discutido na aula.
- Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninos e outro de meninas.
- Entreguem para cada grupo revista de moda feminina para as meninas e de moda masculina para os meninos.
- Peçam para que escolham figurinos que mais gostam, recortem e colem numa folha de cartolina.
- Fixem os cartazes no quadro.
- Em seguida, cada grupo deve apresentar o resultado de suas escolhas, falando a razão destas escolhas.
- Agora, trabalhem as ideias sobre o modo de vestir abordadas na lição a partir das falas dos alunos e do resultado do trabalho em grupo.
- Apresentem um cabide e perguntem:
Depois do que estudamos sobre a moda e a maneira de um cristão se vestir, o que não pode faltar num vestiário feminino e masculino?
Por exemplo: roupa composta, não provocante, sem sensualidade, sem expor o corpo, evitar camisetas com figuras ou frases que desconheçam o significado e indecentes etc.
Escrever os nomes num papel e pendurá-los no cabide.
- Falem: Este cabide não pode faltar no seu guarda-roupa.
Por Sulamita Macedo.

2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 07: Efeitos espirituais do Avivamento
- Apresentem o título da lição: Efeitos espirituais do Avivamento.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Chave”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Chave
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia da oração para o avivamento.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que a oração pode ser comparada a uma chave.
- Perguntem: O que a oração pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: Salvação, avivamento espiritual, emprego, aprovação no vestibular etc.
Fechar: livramentos (acidentes, assaltos), orações que não estão de acordo com a vontade de Deus etc.
- Solicitem aos alunos que apontem dois exemplos do Antigo Testamento de orações que representam o ABRIR e FECHAR e também mencionar situações vivenciadas por eles.
- Para finalizar, leiam II Cr 7.12 a 14.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: