RSS

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Juvenis

1 – Revista de Edição Especial para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 10: As Mensagens Subliminares
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre Mensagens Subliminares.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Primeiro procurem saber quem sabe o que são Mensagens Subliminares.
Deixem que os alunos exponham suas ideias e depois acrescentem outras se necessário.
- Em seguida, lancem a seguinte pergunta:
Você acredita em mensagens subliminares? Justifique sua resposta.
Aguardem e observem o que os alunos falam. Com certeza vai haver respostas positivas e negativas, como também outras que revelam indecisão.
Depois falem que na verdade as mensagens subliminares acontecem, mas há exageros por parte de algumas pessoas na análise de determinados episódios(esta é minha opinião).
Para tanto, apresentem situações de mensagens subliminares, na programação da TV, nas propagandas, nas músicas, nos jogos, nos filmes etc., apresentando figuras ou em outros meios de comunicação.
O senso crítico equilibrado deve estar presente na análise dessas situações.
- Em seguida, trabalhem como o cristão pode se precaver contra as más influências das mensagens subliminares.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Abra o Olho!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abra o Olho!
Objetivo: Finalizar estudo sobre mensagens subliminares.
Material:
01 figura que represente uma visão embaçada
01 figura de um olho aberto
01 frasco de colírio( não é para usar)
01 óculos
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Apresentem uma figura que represente uma visão embaçada.
- Perguntem:
O que impede que alguém enxergue bem ou deixe de ver?
Aguardem as respostas. Anote-as no quadro ou cartolina. Depois, acrescentem outras indicações, como estas abaixo:
Falta de óculos
Óculos com grau inadequado
Problemas como Catarata e Glaucoma
Falta de cuidado com a visão
Argueiro ou cisco no olho
Acidente ou problemas de saúde
Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo
- Perguntem: Alguém aqui tem algum destes problemas apresentados?
Sempre tem um aluno que usa óculos e ele deve falar sobre a necessidade de uso de óculos, colírio e retorno periódico ao oftalmologista.
Eles podem ainda relatar sobre alguém que conheçam que perdeu a visão ou se submeteu a uma cirurgia e os resultados.
Fechem esta discussão mostrando a importância da boa visão e os cuidados com ela.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje estudamos sobre Mensagens Subliminares. Como este assunto pode estar relacionado com a boa ou má condição de enxergar?
Aguardem as respostas.
- Agora apresentem a figura de um olho aberto.
Depois, acrescentem: Para compreender, detectar e saber como discernir as mensagens subliminares é importante ter uma visão espiritual e atitudes que não nos deixem ser influenciados por ela.
Precisamos usar colírios e óculos(apresentem estes objetos) e outras intervenções que nos ajudem a identificá-las.
Perguntem: O que pode representar uso do colírio e dos óculos?
Eles vão proporcionar uma visão mais nítida e clara da mensagem subliminar.
Que tal a partir de hoje, fazermos uso destes procedimentos?
Lembrem-se de que as mensagens sublimares muitas vezes não são perceptíveis, mas tenhamos cuidado com suas influências no nosso comportamento e nosso modo de viver como cristão, que é luz do mundo e sal da terra.
Por Sulamita Macedo.

2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 10: Avivamento e a vida de Santidade
- Apresentem o título da lição: Avivamento e a vida de Santidade.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Santificação”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Santificação
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.
Material:
01 caixa
01 chocolate ou bala para cada aluno
Versículo digitado: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01 grampeador
Procedimento:
Antes da aula:
Prendam o versículo no chocolate utilizando o grampeador
Coloquem dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.
- Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem, escrevendo a quantidade dos:
Que vão colocar a mão dentro da caixa
Que não vão colocar a mão dentro da caixa
Que estão indecisos
É interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.
- Depois, peçam para que os alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham a mão dentro dela.
Isto deve acontecer com todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem para que não falem sobre o que pegaram.
Neste momento, pode acontecer de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não insista.
- Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03 ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade, outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
- Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles um chocolate, com um versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: