RSS

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 06: A bênção dos alimentos
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro:
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O Cardápio”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, aproveitando o tema da aula, que tal oferecer um lanche para os alunos?
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Cardápio
Objetivos:
Montar um cardápio a gosto dos alunos
Analisar as escolhas dos alunos e incentivar o consumo de alimentos e líquidos saudáveis
Material:
Figuras de alimentos e líquidos variados saudáveis e não saudáveis que podem ser consumidos no café da manhã, almoço, janta e lanches.
Obs: as figuras podem se repetir
04 pratos descartáveis grandes
04 tubos de cola
Papéis em tamanho pequeno(5 x 5 cm, por exemplo)
04 canetas
Procedimento:
- Coloquem sobre uma mesa as figuras de alimentos e líquidos variados conforme descrição no item material. Também os papéis e as canetas.
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Falem:
O grupo 01 será “Café da manhã”
O grupo 02 será “Almoço”
O grupo 03 será “Janta”
Grupo 04 será “Lanches”
- Falem: Como assim? Pois é, vocês vão montar um cardápio utilizando estas figuras de alimentos e líquidos(apontem paras as figuras).
- Entreguem para cada grupo um prato descartável grande e 01 tubo de cola.
- Falem: Cada grupo vai escolher figuras dos alimentos e líquidos que costumam consumir e colar no prato.
- Falem: Se o alimento ou líquido que vocês gostam não estão aqui na mesa, escrevam nestes papéis os nomes deles e colem no prato.
- Falem: Agora, vocês podem começar.
- Estipulem um tempo para isto(sugiro 10 minutos).
- Depois, recebam dos grupos os 04 pratos e coloquem num quadro na ordem:
café da manhã, almoço, janta e lanches.
- Peçam para que cada grupo apresente suas escolhas.
Certamente, aparecerão opções de alimentos e líquidos saudáveis e não saudáveis.
Analisem as escolhas dos grupos quanto a ser saudável ou não.
Não critique a escolha dos não saudáveis, para que os alunos não se sintam constrangidos. Mas, incentivem o consumo de alimentos e líquidos saudáveis.
Por Sulamita Macedo.

2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 06: Jesus, o pão da vida
- Apresentem o título da lição: Jesus, o pão da vida.
- Depois, utilizem a dinâmica “Vida Eterna”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vida Eterna
Objetivo: Estudar sobre a vida eterna.
Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade “Perdição eterna”.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna’ e outro “Perdição eterna”.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo não terão a vida eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: