RSS

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

 Dinâmica: O livro de Jó

Objetivo: Apresentar visão panorâmica do livro de Jó.

Material:

Bíblia do aluno

Nomes digitados dos personagens do livro

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Falem que, na lição 01, vamos conhecer o livro de Jó através de uma visão geral. Mas, nas lições posteriores, vários pontos importantes para este escrito serão aprofundados.

- Então, peçam para que os alunos abram a Bíblia no livro de Jó.

- Perguntem:

Qual o personagem principal, os secundários e os coadjuvantes?

Quando falarem os nomes dos personagens, coloquem com fita adesiva os nomes deles em alguns alunos.

- Peçam para que os alunos que estão com nomes de Jó e seus amigos para que se posicionem diante da classe.

- Falem: Com estes personagens, vamos estudar sobre pontos de vista diferentes sobre as indagações: Por que os justos sofrem? Existe bondade desinteressada? Pode o homem compreender Deus?

- Ainda com a Bíblia aberta, solicitem para que procurem o nome do autor e se há alguma data que faça referência ao tempo em que foi escrito.

Aguardem as respostas.

Enfatizem que não é mencionada a autoria. Mas, era uma pessoa que conhecia a forma poética, apresentem as supostas indicações de autores conforme o conteúdo da lição.

Quanto ao tempo histórico, falem que foi na era patriarcal. Apresentem as evidências expostas na lição.

- Agora, façam um city tour pelo livro para apresentar a estrutura literária: prosa-poesia-prosa.

Vejam as delimitações da prosa e poesia nos capítulos no texto da lição.

- Para concluir, perguntem: Por que é importante estudar sobre o livro de Jó?

Aguardem as respostas.

Depois, leiam conjuntamente:

“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”(Romanos 15:4).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: