RSS

terça-feira, 22 de setembro de 2020

                            Sugestões para as lições de Adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Adolescentes

Tema: Conselhos para o dia a dia

Lição 13: O caminho para viver

- Agora, falem que o tema da aula será sobre a escolha do bom caminho para viver.

Observação: Na aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.

- Para trabalhar o tema, organizem as cadeiras da sala em duas filas, uma de frente para outra, deixando um espaço para representar um caminho.

- Depois, coloquem objetos e nomes que lembrem e façam referência a boas e más escolhas e reflitam sobre isto com os alunos, enfatizando o melhor caminho a seguir.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “Conselhos de Provérbios”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Conselhos de Provérbios

Objetivo: Finalizar o estudo sobre os conselhos extraídos do livro de Provérbios.

Material:

13 bexigas

Os 13 títulos das lições digitados, recortados em tamanho pequeno

Procedimento:

- Falem: Neste trimestre, estudamos sobre conselhos extraídos do livro de Provérbios.

- Coloquem cada conselho, representado pelo título de cada lição, dentro de uma bexiga, encham cada bola e deem um nó.

Busque a Sabedoria

Obedeça aos Pais

Evite as más Companhias

Pratique a Bondade

Desvie-se do Mal

Fuja da Imoralidade!

Vença a Preguiça

Tenha cuidado com o que fala!

Aprenda a Perdoar

Como Relacionar-se com o Próximo

Seja Prudente!

Fuja da Contenda!

O Caminho para Viver

- Organizem os alunos em pé formando um círculo.

- Coloquem as bolas dentro do círculo no piso.

- Peçam para um aluno pegar uma bexiga e estoure. Procure o papel e leia para turma. Isto deve acontecer até a última bexiga.

- Solicitem para que os alunos falem sobre este conselho. Depois, vocês acrescentam outras informações.

Por Sulamita Macedo.

 

2 – Adolescentes – História da Igreja para adolescentes

Lição 13: A igreja na atualidade

- Apresentem o título da lição: A igreja na atualidade.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Sal da Terra

Objetivos:

Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.

Enfatizar que o cristão deve influenciar o mundo.

Material:

03 copos transparentes com água

02 saquinhos com sal

01 colher de chá

01 colher de sopa de sal

Procedimento:

- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.

- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.

- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.

- Coloquem:

01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);

01 saquinho de sal ao lado de outro copo(situação 02);

01 colher de sal no último copo e misturem(situação 03).

- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?

- Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.

- Questionem:

Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?

Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?

- Após os questionamentos, leiam:

“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13

“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34

“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1

Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: