RSS

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 11: O fim do mundo?
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: O fim do mundo?
– Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Arrumando a Mala”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivos:
Estudar sobre os fins dos tempos.
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
- Digam: Vocês têm 01 minuto para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem acontecer:
1 - Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 - Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 - Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
 Vejamos:
Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento. Estejamos atentos aos sinais de sua vinda.
- Então, comecem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.

2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 11: Jesus é a videira verdadeira
- Apresentem o título da lição “Jesus é a Videira Verdadeira”.
- Depois, apliquem a dinâmica “O Fruto Desejado”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 tangerina
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a tangerina e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta tangerina. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Afirmem: Estudar sobre cada virtude do fruto do Espírito é o tema da nossa aula.
- Então, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: