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segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 11: Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra
- Apresentem o título da lição: Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica Mais Doce que o Mel”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mais Doce que o Mel
Objetivos:
Contextualizar o tema do ensino da Lei de Deus por Esdras aos Judeus, com a vida dos alunos.
Refletir sobre qual o tipo de coração está sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.
Material:
Desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da parábola.
Se preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente a cada situação (uma para cada grupo).
- Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus atualmente.
- Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 11: Uma herança conquistada pela fé
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Uma herança conquistada pela fé.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Herança divina”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Herança divina
Objetivo:
Contextualizar o estudo sobre a herança conquistada pelas tribos de Israel com a vida dos alunos, enfatizando a herança divina concedida aos eleitos.
Material:
Papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira”(digitado) para cada aluno
Procedimento:
- Perguntem: Vocês já receberam de seus familiares alguma herança?
Aguardem as respostas.
Caso positivo, peçam para que falem o que receberam de herança(se desejarem falar).
- Falem: A partilha dos bens em muitas famílias é realizada de forma ordeira, porém em muitas outras é motivo de brigas e problemas entre os herdeiros.
- Mas, se eu disser que você é herdeiro de um pai muito rico e que tem muitos irmãos? Descobrir que é herdeiro sempre é motivo de felicidade, não é?
E ainda, seus irmãos não vão fazer discórdia por causa dos bens. O pai é justo e cumpre sua palavra.
- Distribuam para cada aluno um papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira” digitado.
- Perguntem: Quem será este pai com tantas riquezas?
Certamente, vão responder que é Deus.
- Perguntem, ainda: O que vocês herdaram?
Peçam para que cada aluno escreva no verso do papel com o nome o “Herdeiro” ou “Herdeira” o que ele recebeu.
- Depois, solicitem que os alunos falem o que eles escreveram.
Certamente, as respostas vão girar em torno das bênçãos espirituais.
- Para concluir, falem: Que herança maravilhosa nosso pai celeste nos deu. A maior riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o salvador, e a partir desse momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas.
Por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 11: Atributos da Unidade da fé: Humilde, Mansidão e Longanimidade
- Apresentem o título da lição: Atributos da Unidade da fé: Humilde, Mansidão e Longanimidade.
A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Em seguida, para introdução do estudo do tema, apliquem a dinâmica “Unidade na Igreja”.
- Depois, escrevam no quadro as seguintes perguntas:
(Método de Perguntas e Respostas associado ao método Visual)
Que outras virtudes são apresentadas no texto de Colossenses 1. 9 a 12?(parte da leitura bíblica em classe)
O que significa inteligência espiritual? (Cl 1.9)
- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Unidade na Igreja
Objetivos:
Enfatizar a humildade, paz, amor, mansidão e longanimidade como atributos importantes para a unidade da Igreja, com harmonia nas relações interpessoais.
Apresentar as 09 virtudes do Fruto do Espírito.
Material:
01 tangerina sem casca(deixem apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco ou para cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a tangerina e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos relembrar o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Perguntem:
Há alguma destas palavras que vocês não se lembram do significado?
Aguardem as respostas. Depois, acrescentem informações, caso necessário.
- Agora, perguntem(apontando para as 09 virtudes expostas no quadro):
Qual destas virtudes vamos estudar nesta lição?
Vamos começar observando o que consta no título da lição?
Depois, vamos olhar se há outras virtudes mencionadas no conteúdo da lição?
Aguardem as respostas dos alunos.
- Em seguida, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação da humildade, mansidão, longanimidade, paz e amor, como atributos importantes para a unidade na Igreja, com harmonia nas relações interpessoais(Ef. 4. 1 a 3).
Por Sulamita Macedo.

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