RSS

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos

Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)

Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias

Lição 13: A Vigilância conserva pura a Igreja


- Apresentem o título da lição: A Vigilância conserva pura a Igreja.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática.

- Apliquem a Dinâmica “Esperando o noivo”, para enfatizar a importância da vigilância na vida do cristão.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Esperando o noivo

Objetivos:

Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens, observando a vigilância.

Refletir sobre qual deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.

Material:

10 velas

05 caixas de palito de fósforos

05 caixas de palito de fósforos vazia

01 véu de noiva pequeno

Procedimento:

- Escolham 05 alunos para representarem as moças prudentes e 05 para representar as imprudentes.

- Entreguem velas para as 05 prudentes e 01 caixa de palito de fósforos. Da mesma forma, entreguem velas para as 05 imprudentes e 01 caixa de palito de fósforos vazia.

- Peçam para que os dois grupos se posicionem diante da sala.

- Leiam Mateus 25:1-10:

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.

As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.

- Após a leitura da parábola das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.

- Vocês devem dizer: Lá vem o noivo!

- Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes).

- O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.

- Agora, reflitam sobre qual deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus, observando sempre a vigilância.

Por Sulamita Macedo.

 

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué

Lição 13: Renovando a Aliança

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Renovando a Aliança.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Utilizem um mapa para documentar o item III da lição.

- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Rememorar”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Rememorar

Objetivos:

Enfatizar que Deus dá vitórias a seu povo, assim como fez com o povo de Israel.

Oportunizar momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.

Material:

01 rolo de papel do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno

Observação:

A ideia do uso do rolo de papel picotado não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.

Procedimento:

- Falem: O rolo de papel picotado vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisarão dele.  Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.

- Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.

- Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte do papel.

Exemplos:

01 parte do papel: 01 bênção(conseguiu emprego)

03 partes do papel: 04 bênçãos (cura, pessoa da família aceitou a Cristo, Salvação)

- Estipulem no máximo 10 minutos para isto.

- Depois, cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:

“Se da vida as vagas procelosas são,

Se, com desalento, julgas tudo vão,

Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,

E verás, surpreso, quanto Deus já fez!

Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,

Recebidas da divina mão!

Vem dizê-las, todas duma vez,

E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”

- Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem para o grupo as bênçãos recebidas.

- Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.

- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.

Ideia da utilização do rolo de papel picotado para outros tipos de dinâmica: desconhecida

Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.

 

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa

Lição 13: A Batalha Espiritual e as Armas do Crente

- Apresentem o título da lição: A Batalha Espiritual e as Armas do Crente.

A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.

Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!

Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.

- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.

Escrevam no quadro, as seguintes expressões:

Batalha espiritual

Campo de batalha

Quem é o opositor

Características do inimigo

Preparo do crente

As armas do cristão

Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.

- Apliquem a dinâmica “A Armadura do Cristão”, para ilustrar e explicar os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Armadura do Cristão

Objetivo:

Enfatizar sobre a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.

Material:

01 figura de 01 soldado(ver figura abaixo no procedimento)

Quadro ou cartolina

Papel ofício e caneta

Procedimento:

1 - Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.

2 - Agora falem:

O cristão é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a caminhada cristã.

Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura.

Cinturão – verdade

Couraça – justiça

Escudo – fé

Capacete – salvação

Espada – palavra

Observação: Vejam o significado dos elementos da armadura do cristão na lição bíblica.

3 - Agora, peçam para que os alunos identifiquem os elementos que compõem a armadura na figura do soldado.

4 - Depois, falem: O Diabo tem suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus, está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.

5 - Para concluir, leiam Ef 6. 11 ao 13.

Por Sulamita Macedo.

 

Sugestão para a conclusão do trimestre:

Que tal os alunos trocarem entre si cartas sobre o que aprenderam durante o período de estudo da epístola aos efésios?

Vocês orientam que precisam ser objetivos e podem fazer isto em casa e trazer na próxima aula.

Sugiro uma carta tendo em vista o estudo de uma carta, mas vocês podem fazer isto no grupo de WhatsApp da turma(se houver).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: