RSS

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Sugestões para as lições de Adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a dia
Lição 11: Seja Prudente!
- Agora, falem que o tema da aula será sobre a prudência.
- Perguntem: O que vocês acham que seja Prudência?
Procurem então fazer um conceito deste vocábulo a partir das ideias dos alunos e com acréscimo de outras informações se necessário.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Entrando numa fria”
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Entrando numa Fria
Objetivo: Refletir sobre a prudência, a imprudência e suas consequências.
Material:
Depósito com pedras de gelo
Copos descartáveis
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Peçam para que os alunos relatem situações que aconteceram com eles que envolvam a prudência ou a imprudência.
Quando o relato exemplificar a prudência, todos devem bater palmas.
Quando o relato exemplificar a imprudência, todos devem falar: “Entrou numa fria!” e ganhará um copo descartável com gelo.
Falem o que significa a expressão “entrar numa fria”: confusão, encrenca, não fez do jeito correto.
Peçam para que os alunos deixem seus copos com gelo reservados, porque depois serão utilizados.
- A partir destes relatos falem sobre a importância da prudência e os resultados positivos. Também falem sobre as consequências negativas da falta de prudência.
- Agora, peçam para que os alunos que “ganharam” o copo com gelo, observem como está o gelo. Deve ter havido degelo. Então, aproveitem e falem que esta transformação pode nos remeter a mudança de comportamento do imprudente que “entrou numa fria” para uma situação diferente com mudanças de atitudes.
Por Sulamita Macedo.

2 – Adolescentes – História da Igreja para adolescentes
Lição 11: John Wesley: o poder da pregação
- Apresentem o título da lição: John Wesley: o poder da pregação.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar sobre o tema da filiação divina, utilizem a dinâmica “Sou filho de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Sou filho de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a forma de se tornar filho de Deus.
Material:
01 giz
Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados de Deus.
- Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
- Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.
- Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande amor de Deus para com eles e a humanidade.
- Leiam: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
- Para concluir, falem que quando aceitamos Jesus como Salvador, tornamo-nos filhos de Deus, conforme lemos em Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: