RSS

terça-feira, 22 de setembro de 2020

                         Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes

Tema: A Bíblia e a Ciência

Lição 13: No meio do fogo cruzado

- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: No meio do fogo cruzado.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Sal da Terra

Objetivos:

Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.

Enfatizar que o cristão deve influenciar o mundo.

Material:

03 copos transparentes com água

02 saquinhos com sal

01 colher de chá

01 colher de sopa de sal

Procedimento:

- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.

- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.

- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.

- Coloquem:

01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);

01 saquinho de sal ao lado de outro copo(situação 02);

01 colher de sal no último copo e misturem(situação 03).

- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?

- Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.

- Questionem:

Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?

Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?

- Após os questionamentos, leiam:

“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13

“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34

“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1

Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

 

2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado

Lição 13: A crucificação e ressurreição de Cristo

- Apresentem o título da lição: A crucificação e ressurreição de Cristo.

- Depois, apliquem a dinâmica “O Grande Vencedor”.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Grande Vencedor

Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, enfatizando a ressurreição.

Material:

01 filme sobre Jesus

01 DVD

01 TV

02 cartolinas

02 pincéis atômicos

Procedimento:

1 - Uma semana antes da aula:

- Escolha um filme sobre Jesus.

- Assista ao filme, observando a parte que se refere ao tema da lição.

2 – No dia da aula:

- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem os equipamentos e observem se estão funcionando.

- Aguardem os alunos.

3 - Durante a aula:

- Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre a ressurreição de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.

- Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.

- Depois da exibição, dividam a turma em dois grupos.

- Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.

- Orientem para que cada grupo desenhe 01 cena que mais chamou a atenção deles. Depois, eles mostram os desenhos, falando uma frase que represente o que estão apresentando. Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.

- Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: