Adolescentes - Cremos
Lição 06: Na Salvação, o Novo Nascimento
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem
a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Falem: Na lição passada
estudamos sobre um grave e grande problema que é o pecado, mas na lição de hoje
vamos estudar sobre a solução para este mal: a Salvação, o Novo Nascimento.
- Apresentem os pontos
levantados na lição, buscando a participação dos alunos.
- Depois, para exemplificar o
Novo Nascimento, utilizem a dinâmica “Nasci de Novo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Nasci de novo
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a
salvação.
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não
estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de
pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da
transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos
uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia
o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e
com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de
transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de
mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura
do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com
ações e pensamentos mudados.
- Distribuam o texto “Milho de
Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho
de Pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo
fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes
transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo,
fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza
assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança
numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um
amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de
dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do
remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a
possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca,
dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora:
vai morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada
em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar
a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo
do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo
poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra
coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é
o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por
mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa
dura do milho que não estoura. No
entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão
se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a
ninguém.
Autor do texto: Rubem
Alves.
- Depois, apresentem o piruá,
aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é
semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam
pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do
Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a
salvação.
O barulho pode representar a
alegria da transformação.
- Para concluir, leiam o
versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que
devem pautar a vida daquele que passa pelo Novo Nascimento.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo
o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é
puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se
há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por Sulamita Macedo.
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