Jovens: O cuidado de Deus com o Corpo de Cristo - Lições da Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios Para os Nossos Dias
Lição 08: A impureza da igreja de Corinto: Repreensões e exportações
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês
mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é
importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os
alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação
com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor
motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos,
vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método
que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos
alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A impureza
da igreja de Corinto: Repreensões e exportações.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Campo de batalha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Campo de Batalha
Objetivos:
Enfatizar
a importância da pureza e da santidade requerida para os salvos, com evidência
do fruto do Espírito em detrimento das obras da carne.
Palavras
digitadas(09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)
01
lixeira
Figuras
casa e uma pessoa
01
rolo de fita adesiva
Papel
ofício cortado
Procedimento:
-
Leiam Gl 5. 17.
-
Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante
entre a carne e o espírito.
-
Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito. As
palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as
palavras em lados contrários, representando oposição.
-
Falem para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há
uma solução neste campo de batalha. Leiam
Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
-
Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.
-
Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16
obras da carne e coloque-as na lixeira.
-
Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É
isto que devemos buscar diariamente.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Coloquem em lugar visível as figuras da casa e pessoa.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou
melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes
apontadas por eles, representando a limpeza, a pureza, a santidade requerida
para os salvos.
-
Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.
Por Sulamita Macedo.
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