Adultos - Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos Homens com Poder Extraordinário.
Revista reeditada do ano de 2014
Lição 06: O Ministério de
Apóstolo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Falem: Nas 03 últimas lições
estudamos sobre os Dons Espirituais. Teremos 5 lições para estudar sobre os
Dons Ministeriais: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor, Mestre ou Doutor.
- Falem: Hoje, lição 06, vamos aprender sobre o ministério
de Apóstolo.
Trabalhem o que seja a palavra “Apóstolo”.
Forneçam informações sobre o Colégio Apostólico
Analisem as características do apostolado de Paulo
Apresentar dados sobre o dom de Apóstolo
Existência do ministério de Apóstolo na atualidade
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma
participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Abrindo Caminhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo Caminhos
Objetivo: Iniciar ou concluir o
estudo sobre o dom de Apóstolo.
01 caixa de presente
A expressão “Dom de Apóstolo” digitada
Vários objetos como: Chave, Bíblia, coração, lanterna,
figura de mãos e pés, figura de pessoa orando, liga de plástico, lista com os
Dons Espirituais.
01 Caminho confeccionado com 01 folha de papel madeira
Vários obstáculos(objetos que devem ser colocados no
caminho)
01 medalha de ouro ou 01 troféu
01 colete ou um jaleco
01 sacola
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe.
- Entreguem para ela um
presente e peçam para que abra.
- Ao abrir o presente, ela
encontrará a expressão: Dom de Apóstolo.
- Em seguida, peçam para que a
pessoa leia a expressão para a turma.
- Falem: O dom de Apóstolo é
uma dádiva de Deus e é considerado um dom ministerial.
- Coloquem um caminho feito de
papel madeira e com vários obstáculos e peçam para que a pessoa fique no
início.
- Depois, coloquem sobre esta
pessoa um jaleco ou um colete e falem que o apóstolo deve ser revestido de autoridade
espiritual.
- Em seguida, falem: Um
apóstolo é enviado para implantar igrejas, pregar o evangelho a povos não
alcançados. Isto é, abrir caminhos antes não existentes, daí as dificuldades e
desafios para evangelizar e implantar e edificar as Igrejas.
Para tanto, ele precisa de
várias ferramentas( já citadas no item material). Então, entreguem uma sacola
ou uma caixa com as ferramentas. Vejam abaixo o que cada objeto ou figura pode
representar:
Coração: Amor pelas almas e
pela obra de Deus
Chave: Abre oportunidades
Bíblia: Fundamento da Igreja
Lanterna: Luz do evangelho
Figura de mãos e pés: ações e
atitudes
Figura de pessoa de joelhos:
Oração, jejum e comunhão com o Senhor.
Liga: Unidade de propósito
Lista com os Dons Espirituais
- Em seguida, peçam para que o
“apóstolo” mostre para a turma o conteúdo da sacola. Cada objeto ou figura deve
ser analisado quanto à importância deles para o ministério de Apóstolo.
- Para concluir o “apóstolo”
deve andar pelo caminho, afastando os obstáculos e quando ele chegar ao final,
entregar uma medalha de ouro ou um troféu para ele, simbolizando a
concretização de ações e a vitória alcançada.
- Para concluir, leiam:
“Aquele que leva a preciosa
semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo
os seus molhos”(Salmo 126:6).
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Muito boa as dicas de aula, parabéns pelo seu trabalho, obrigado por compartilhar !!!
Felipe da Silva, muito obrigada por sua visita ao blog.
Que bom que gostou, faça bom proveito.
Realmente sua contribuição é muito valiosa, sempre que sou escalada para dar aula, recorro ao seu blog....
Postar um comentário