Adultos
- Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo
a Deus e aos Homens com Poder Extraordinário.
Revista reeditada do ano de 2014
Lição 09: O Ministério de
Pastor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
Agora, trabalhem a lição 09.
Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Estamos estudando
sobre os dons Ministeriais. Já estudamos sobre o ministério de Apóstolo,
Profeta e Evangelista. Hoje, lição 09, vamos aprender sobre o ministério de
Pastor.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para finalizar a aula, realizem a dinâmica
“Ministério Pastoral”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Objetivos:
Exemplificar
e refletir sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar
a importância dos colaboradores no ministério pastoral
Material:
Vários
objetos de tamanhos e formas diferentes
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da turma para representar a figura do pastor.
-
Falem sobre as inúmeras funções de um pastor.
Para
cada função citada, entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não
haja mais condições por causa da quantidade.
-
Falem: Observem que o pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do
rebanho e administrar de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
-
Falem: É necessário também divisão de tarefas no ministério de pastor, para que
haja um bom exercício das múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada
não é possível e para que haja responsabilidade, é necessária a cooperação de
outros para poder trabalhar de forma exitosa.
-
Neste momento, perguntem: Que tipo de atividades pode ser desenvolvidas pelos
membros e congregados para colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem
as respostas.
- Para
concluir, apresentem estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo,
o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e
capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés
também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E
acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando
ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram
pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se
sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do
outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Louvo a Deus por sua vida, e quero agradecer pelos conhecimentos compartilhados,De Deus abençoe!
Paz do Senhor, sempre vejo suas dinâmicas, e são muitos boas, hj vou colocar essa em prática .Voce poderia me dar algumas sugestões de quais coisas o levar para o representante do pastor segurar?
Muito obrigada por sua visita ao blog, podendo ter acesso as postagens.
Deus é que me ilumina para poder compartilhar com vocês estas sugestões.
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