Discipulando 2: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 06: Crendo em Jesus Cristo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem
o título da lição: Crendo em Jesus Cristo.
-
Falem: Na aula passada estudamos que cremos em Deus Pai. Hoje, vamos estudar
que cremos em Jesus Cristo.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Quem é Jesus?”.
- Em
seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é Jesus?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Jesus.
Palavra
JESUS digitada
½
folha de papel ofício para cada aluno
Pincel
atômico
05 Envelopes
Expressões
digitadas: Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar
esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar
estas respostas: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos
profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: “Tu és o Cristo, o Filho
de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar:
a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de
Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar
os envelopes de 01 a 05.
Colocar
no envelope 01 as expressões: Personagem mais importante da História, Grande
filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem
polêmico.
Colocar
no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho).
Colocar
esta resposta no envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias,
Um dos profetas.
Colocar
a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar
esta resposta no envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
-
Perguntem para os alunos: Para vocês quem é Jesus?
Entreguem
para cada aluno meia folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as
respostas.
-
Coloquem estas respostas ao redor da palavra JESUS.
-
Entreguem para um aluno o envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e
coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem
mais importante da história, Um grande filósofo, Um comunista, Um
revolucionário político, Idealista religioso, Homem polêmico
-
Falem: Estas palavras ou expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem
ou entendem sobre Jesus.
- Entreguem o envelope 02 para um aluno e
peçam para que ele abra e leia.
“Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho.
Coloquem
esta pergunta bem perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por
Jesus.
-
Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu aos seus discípulos.
-
Agora, entreguem o envelope 03 a outro aluno e peçam para que leia a resposta
dos discípulos(Mt 16.14)
Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem
estas palavras ao redor do nome JESUS.
-
Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele
vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
-
Agora, entreguem o último envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu és
o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem
que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
-
Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre quem é Jesus.
-
Depois, façam uma breve reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome
JESUS.
-
Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e
importante e tão significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
-
Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
-
Agora, falem: Vamos aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através da
lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário