Pré-adolescentes - Quem é Deus
Lição 10: Onipotente, Onipresente, Onisciente
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Introduzam o estudo do tema da aula, utilizando a dinâmica
“Super Poderes”.
- Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina: Onipotente,
Onipresente e Onisciente.
- Falem, apontado para estes nomes: Nós vamos estudar nesta
lição que cremos em Deus que é Onipotente, Onipresente e Onisciente.
Passem uma linha abaixo de “potente’ da palavra onipotente,
“presente” da palavra onipresente e “ciente” da palavra onisciente. Falem que
“potente” se refere a poder, “presente” a presença e “ciente” a conhecimento.
Falem que o prefixo “oni” significa “todo”.
- A partir disto, formulem uma definição, com os alunos,
sobre onipotência, onipresença e onisciência.
- Depois, apresentem passagens bíblicas que demonstram estes
atributos de Deus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.
Material:
02 capas ou 02 mantos(pode ser feito de TNT)
02 espadas(pode ser de plástico)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Qual o super-herói preferido de vocês? Por quê?
Aguardem as respostas.
- Perguntem:
Por que eles são considerados super-heróis?
Quais as características dos super-heróis?
Aguardem as respostas e escrevam num quadro ou cartolina.
- Escolham 02 alunos e coloquem um manto sobre cada um deles
e entreguem uma espada. Em seguida, perguntem que poderes eles gostariam de ter
se fossem super-heróis.
Aguardem as respostas.
Vocês devem repetir este procedimento com outros alunos,
retirando a capa dos anteriores e colocando sobre os demais.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser que é mais
que um super-herói, pois tem superpoderes.
Ele onipotente, tem poder sem limite, os super-heróis têm um,
dois, três poderes.
Ele é onipresente, pode estar em todas em todos os lugares ao
mesmo tempo, mas os outros super-heróis não.
Ele é onisciente, conhece todas as coisas, mas os
super-heróis apenas algumas coisas.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário