Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 01: Período intertestamentárioProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Período intertestamentário, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Para iniciar o estudo do tema do trimestre, vejam estas sugestãoes abaixo:
- Falem: A lição 13 do 1º. Trimestre tinha como
título: Quatrocentos anos de silêncio. A lição de hoje: Período
Intertestamentário.
- Perguntem:
Que relação existe entre estes dois títulos?
São dois nomes para um mesmo período?
Há outros nomes que também identificam este espaço
temporal?
Observem atentamente as respostas(oportunizando
participação dos alunos).
Escrevam as respostas no quadro(recurso didático)
- Falem: No trimestre passado, fizemos uma viagem pelo
Antigo Testamento. Desembarcamos.
Perguntem: O que vocês se lembram desta viagem?
Aguardem as respostas.
Aqui você está utilizando o método de Perguntas e
Respostas, o Conhecimento Prévio e oportunizando a participação dos alunos.
- Agora, vamos iniciar outra viagem de 13 dias pelo
Novo Testamento.
Apresentem um mapa de Israel referente a época de
Jesus para situar o espaço geográfico no qual ocorrem as ações relatas no NT.
Mapa é um recurso didático e torna a apresentação
documentada.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Ao estudar o item
1, utilizem a dinâmica “Reconstruindo o muro”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Reconstruindo o muro
Objetivos:
Enfatizar sobre a importância de atitudes sábias para
a construção de nossa vida espiritual.
Material:
Figuras de pedra,
tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
Procedimento:
- Falem: Os muros de Jerusalém foram reconstruídos e
colocaram portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.
- Falem: esta obra enfrentou opositores, isto é,
ameaças externas, mas Deus deu vitória.
Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o
muro e as portas de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por
utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas
para a atuação do inimigo.
- Perguntem: Como está a construção da sua vida
espiritual? Como você tem se defendido das ameaças externas e internas?
- Coloquem no quadro as figuras citadas no item
material, uma de cada vez, e perguntem o que representa cada figura na
construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa,
representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras
figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a
leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
- Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”.
Leiam Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.
Por Sulamita Macedo.
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