Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 10: Israel X Judá – A Divisão Do ReinoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Israel X Judá – A Divisão Do Reino, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Enfatizar
o valor dos bons conselhos.
Refutar
o comportamento de Roboão que optou por seguir os maus conselhos de seus
amigos.
01
quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava,
vendia”.
¼
de uma folha de papel ofício
Material
digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram? Quem deu o
conselho? E vocês aceitaram o conselho?
Observem
as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a
importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
-
Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se
Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
-
Depois, perguntem:
O
que vocês acham desta afirmação?
Em
quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem
as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
-
Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles escrevam um conselho para um dos colegas da classe.
-
Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
Observem
se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta
pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com
antecedência.
-
Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
-
Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula
seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da
classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
-
Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam
dos colegas).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário