Adolescentes: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 10: Esaú e Jacó: Dois irmãos e uma promessa
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição,
Esaú e Jacó: Dois irmãos e uma promessa, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Irmãos em conflito”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Irmãos em conflito
Objetivos:
Concluir
o estudo sobre os conflitos da família de Esaú e Jacó e o mau relacionamentos
entre eles.
Reafirmar
que o ser humano é um ser sociável e que precisa cultivar bons relacionamentos.
Analisar
as ações no âmbito familiar, quanto à convivência.
01
caixa
01
tesoura
01
prego
01
lixa
01
chave
01
cotonete
Observação:
coloquem todos os objetos, apontados acima, dentro da caixa
Procedimento:
-
Após o estudo sobre os conflitos da família de Esaú e Jacó e o mau
relacionamentos entre eles, apliquem esta dinâmica.
-
Apresentem a caixa.
-
Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados,
dependendo tão somente de nossa iniciativa.
-
Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem.
Por
exemplo:
Tesoura: cortar,
separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar,
unir.
Lixa: Retirar
as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou
fechar.
Cotonete: Limpar
ouvido.
-
Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para
que o relacionamento na família seja melhorado?
Exemplos:
Tesoura: Cortar,
separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a
Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que
executamos.
Lixa: Retirar
o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir
espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras
de desavenças.
Cotonete: Retirar
aquilo que nos impede de escutar o outro.
-
Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios
causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente
de boa convivência, respeitando uns aos outros. Deus nos fez serem sociáveis,
mas precisamos ter cuidado com as palavras e ações nos relacionamentos em
família e com os amigos.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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