Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 10: Autenticidade Diante Das Incertezas Da VidaProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Autenticidade Diante Das Incertezas Da Vida,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Confiando em Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Confiando em Deus
Objetivo: Refletir
sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.
Material: Lenço ou outro material para vendar os olhos de um aluno.
Procedimento:-
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
-
Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um
determinado ponto da sala.
-
Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele
executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda!
Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
-
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Seria
possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?
Como
você se sentiu sendo guiado?
Você
entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?
O
guia transmitiu confiança?
-
Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da
segurança, da confiança que devemos ter em Deus em meio as incertezas.
Enfatizem
que Deus não falha e nEle podemos confiar.
-
Leiam, Salmo 09.10: “Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu,
Senhor, nunca desamparaste os que te buscam”.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário